Africa Basquetebol

24 março 2010

ANGOLA : Libolo e Petro lutam pelo segundo lugar do nacional

Luanda - As equipas do Recreativo do Libolo e do Petro de Luanda, separadas por dois pontos, disputam sábado, no pavilhão da Cidadela, o segundo lugar da primeira fase do Campeonato Nacional de basquetebol (BAI Basket).
Em caso de vitória, os "tricolores" poderão garantir praticamente o segundo lugar nesta fase da prova, ao passo que uma derrota deixa o seu adversário apenas a um ponto e menos um jogo, uma vez que o Petro de Luanda disputou antecipadamente o desafio da última jornada frente ao Imbondeiro de Viana devido à Taça Compal.

O encontro entre o segundo classificado com 36 pontos (Petro de Luanda) e o terceiro com 34 (Libolo) marca também o reencontro de Carlos Morais e Milton Barros com o Petro de Luanda onde conquistaram vários troféus. O primeiro já defrontou o seu antigo clube, na primeira volta, ao passo que para o segundo será a primeira vez.

Além dos dois atletas, o encontro parece ser entre duas formações petrolíferas, tendo em conta o facto de os principais jogadores da formação do Kwanza Sul terem sido campeões nacionais pelo Petro, nomeadamente Domingos Bonifácio, Leonel Paulo e Luís Costa.

A este lote junta-se Olímpio Cipriano, detentor do prémio de Jogador Mais Valioso (MVP) da temporada 2008 (2009 não ouve eleição), e os norte-americanos Reggie Moore e Omar Peterkins, que compõe o lote de jogadores utilizados nos encontros de destaque do Libolo.
Apesar de ambas estarem ainda em condições de terminar a primeira fase na liderança, as probabilidades são poucas, uma vez que os militares, lideres com 39 pontos, vão defrontar adversários teoricamente inferiores (Imbondeiro de Viana, Promade de Cabinda) e dificilmente perderão.

O desafio entre Libolo e Petro de Luanda é aguardado com muita expectativa por tratar-se de uma partida de resultado imprevisível entre duas formações do mesmo nível técnico, com plantéis que se equiparam e candidatas ao título, embora a direcção da formação do Kwanza Sul aponta apenas o pódio como objectivo.

Sexta-feira, antes do desafio entre si, as duas equipas vão disputar os encontros da nona ronda do nacional. O Petro de Luanda recebe o Interclube no pavilhão da Cidadela e o Libolo desloca-se ao 28 de Fevereiro para enfrentar a Universidade Lusíadas.

Cartaz completo da dupla ronda do final de semana:

Sexta-feira:
1º de Agosto – Imbondeiro de Viana
Lusíadas – Recreativo do Libolo
Petro de Luanda – Interclube
Sporting de Luanda – Desportivo da Huíla
Vila Clotilde – CDUAN
ASA – Promade de Cabinda

Sábado:
1º de Agosto – Promade de Cabinda
Imbondeiro de Viana – Universidade Lusíadas
Libolo – Petro de Luanda
Interclube – Desportivo da Huíla
Sporting de Luanda – Vila Clotilde
CDUAN – ASA