Africa Basquetebol

10 fevereiro 2010

ANGOLA : Número reduzido de equipas preocupa técnico do 1º de Agosto

O técnico da equipa sénior feminina do 1º de Agosto, Higino Garcia, manifestou-se hoje preocupado com o reduzido número de equipas (3) no campeonato nacional da modalidade que decorre no Lubango, província da Huíla.
O treinador, que falava à imprensa no final do jogo em que a sua equipa venceu, o Benfica do Lubango por 97- 48, em partida inaugural da prova, justificou que estavam previstas seis equipas, mas até agora estão no palco da prova apenas
três (Interclube, 1º de Agosto e Benfica).
Disse que as ausências das principais equipas da capital, vai retirar o nível competitivo do campeonato, pois as equipas do interior estão utilizar atletas que transitaram dos escalões inferiores.
“Com a fraca participação das equipas, tudo nos leva a crer que a modalidade no sector feminino, poder vir a desaparecer e isto não é nada bom para aqueles clubes que investem na formação de novas atletas”, sublinhou.
Com relação à partida em que a sua equipa venceu, Higino Garcia afirmou que foi uma partida agradável de se ver, pois o Benfica conseguiu demonstrar que possui atletas com futuro promissor.
Por sua vez, o técnico do Benfica do Lubango, Cruz Aleixo, afirmou que o 1º de Agosto mostrou superioridade durante o jogo atendendo a experiência que acumula, em detrimento do Benfica que jogou com atletas que transitaram este ano para os seniores.
O Benfica para a próxima jornada defronta o Inter, enquanto o 1º de Agosto terá pela frente o Juventude de Viana.