Africa Basquetebol

24 dezembro 2009

ANGOLA : Angola vai manter-se no topo em África

O antigo jogador da selecção nacional sénior masculina de basquetebol e do 1º de Agosto Herlander Coimbra disse hoje, em Luanda, que Angola vai continuar a dominar a modalidade no continente africano nos próximos anos.

Em declarações à Angop, em reacção ao quinto título conquistado pelo 1º de Agosto, que venceu na final da taça dos clubes campeões de África o Petro de Luanda (88-64), referiu que esta é uma vitória para o desporto angolano e para o basquetebol em particular que mais uma vez mostrou não ter grandes opositores no continente.

"Temos que nos dar por felizes no que toca ao basquetebol, porque Angola continua no top quer a nível de selecções como de clubes. Tem feito grandes investimentos técnicos e humanos", realçou.

Apontou que os investimentos feitos pelas equipas angolanas é totalmente diferente dos outros clubes de África, que há muito lutam para retirar a hegemonia do basquetebol dos angolanos.

Citou como exemplo as vitórias do 1º de Agosto durante a presente edição da taça dos clubes campeões, onde apenas no confronto com a equipa da casa venceu por apenas catorze pontos, enquanto com as restantes ganhou por mais de vinte.
"O 1º de Agosto há muito que sabia que não teria grandes opositores no campeonato, daí as vitórias bastante volumosas", sublinhou.

Este é o quinto título alcançado pelo 1º de Agosto, sendo o primeiro conseguido em Luanda em 2002, segundo 2004, no Cairo, terceiro em Luanda em 2005, quarto 2008 em Tripoli.