Africa Basquetebol

22 dezembro 2009

ANGOLA : D´Agosto e Petro decidem o título

Hoje todos os caminhos vão dar ao “Amahoro Stadium” da capital ruandesa, Kigali, cenário da final da vigésima quarta Taça de África dos Clubes Campeões de Basquetebol, classe sénior masculina, entre o 1º de Agosto e o Petro de Luanda. Agendada para às 19h00 locais, militares e petrolíferos reeditam um velho duelo nestas lides, o terceiro, depois do Petro ter vencido em 2006, na cidade de Lagos, e o 1º de Agosto em 2007, em Luanda.
A final desta noite confirma a supremacia dos clubes angolanos que não encontram oponentes à altura das encomendas da competição continental, num duelo que se espera equilibrado, naturalmente com sinal mais para o 1º de Agosto, cujas unidades estão uns furos acima do rival Petro de Luanda, que não deverá contar com os préstimos do norte-americano Curtys Terry, a ressentir-se de dores musculares.
Salvo imponderável de última hora, o técnico do 1º de Agosto, Luís Magalhães, aposta no cinco base formado por Armando Costa, Carlos Almeida, Joaquim Gomes “Kikas”, Filipe Abrão e Rodrigo Mascarenhas, enquanto no Petro de Luanda, Alberto Babo deverá sair de início com Paulo Santana, Eduardo Mingas, Mário Porter, Roberto Fortes e Divaldo Bunga.
Em função dos números produzidos até aqui, a balança pende para o lado militar, cuja eficiência do jogo exterior garante alguma tranquilidade à equipa técnica, ao contrário dos petrolíferos, que finalizam melhor debaixo da cesta. De um lado, um Petro de Luanda que procura sucesso e glória imediata, do outro, um bicampeão que tem domínio absoluto no basquetebol nacional e continental. Em poucas palavras, um prélio impróprio para cardíacos, uma rivalidade antiga, focando-se a interrogação em Miguel Lutonda e Victor de Carvalho, jogadores determinantes em função da qualidade do seu jogo.
Os militares derrotaram, nas meias-finais, a formação do APR do Rwanda por 98-84, enquanto os petrolíferos da capital derrotaram o TP Mazembe da República Democrática do Congo, por difíceis 90-88.
Para atribuição do terceiro e quarto lugares jogam APR do Ruanda e AS Mazembe da RD Congo, às 17h00. No fecho das classificativas do quinto ao oitavo, o cartaz reserva as partidas, Coop Bank do Quénia-Interclub do Congo (7º e 8º) e Aspac do Benin-Kano Pillars da Nigéria (5º e 6º). Nas partidas de cruzamento, a formação do Aspac do Benin derrotou o Coop-Bank do Quénia, por 89-52 e o Kano Pillars da Nigéria bateu o Interclub do Congo Brazzaville, por 85-65.

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home