Africa Basquetebol

08 outubro 2009

ANGOLA : Seleccionador feminino aponta objectivos para o Afrobasket

A melhoria do terceiro lugar alcançado na edição anterior do campeonato africano sénior feminino de basquetebol é o objectivo definido pelo seleccionador nacional, Aníbal Moreira, para o Afrobasket2009, que será disputado de 9 a 18 deste mês, em Antananarivo, capital do Madagáscar.

Apesar de reconhecer que será tarefa difícil atingir a meta, devido ao tempo reduzido de preparação, Aníbal Moreira sublinhou que durante o estágio pré-competitivo realizado no Brasil as basquetebolistas mostraram-se capazes.

"Estamos conscientes do potencial das demais selecções e do pouco tempo que tivemos para nos preparar convenientemente. Mas é nossa pretensão lutarmos no sentido de melhorar o terceiro lugar alcançado em Dakar (Senegal), em 2007", disse o treinador, em declarações ao Jornal dos Desportos.

Aníbal Moreira sublinhou que depois da conquista das medalhas de bronze, nos jogos Panafricanos da Argélia e no Afrobasket do Senegal, provas disputadas em 2007, é chegado o momento de aspirar pelo título ou, pelo menos, o segundo posto.

Em relacção à série em que Angola figura (B) com Mali, detentor do troféu, o técnico reconheceu ser bastante difícil. Disse que o cinco nacional irá procurar vencer todos os jogos da fase preliminar para terminar na primeira posição.

Esta intenção, segundo ele, visa evitar o cruzamento, nos quartos de finais, com as selecções de Moçambique e Senegal, equipas com grande potencial a nível do continente.

Além de Angola e Mali, integram a série B o Rwanda (adversário de estreia no dia 9), Cote d'Ivoire, Nigéria e Tunísia. Na A estão as selecções de Madagáscar, Senegal, Camarões, África do Sul, Ilhas Maurícias e Moçambique.

O Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores femininos (Afrobasket) vai apurar os dois representantes do continente para o mundial de 2010, na República Checa.