Africa Basquetebol

11 junho 2009

MOÇAMBIQUE : Torneio de Mini-Básquete na Beira: Apurados finalistas

O III TORNEIO de mini-básquete envolvendo crianças dos oito aos 12 anos em ambos os sexos e que vem decorrendo todos os fins-de-semana no pavilhão do Ferroviário, na Beira, já apurou um total de oito equipas, sendo quatro em femininos (Púngue, Maputo, Save e Umbeluzi) e tantas outras em masculinos (Licungo, Ligonha, Limpopo e Lugela), as quais deverão a partir desta semana disputar o acesso à terceira fase cruzando-se num sistema de todos contra todos em três fins-de-semana e numa única volta de modo a se apurar no fim da prova os dois primeiros que seguirão a fase final.

O evento, que é o III do género na cidade da Beira, conta com o apoio do Millennium bim e visa não só recrear as crianças mas, essencialmente, a busca de valores para potenciar as equipas federadas locais com particular destaque para as do clube promotor.

Carlos Crispim, vice-presidente dos “locomotivas” da capital de Sofala, explicou que a prova movimentou na primeira fase cerca de 200 petizes dos 250 que o clube possui nas suas escolas de formação.

Em femininos passaram para a fase seguinte as formações de Púngue e Maputo, em primeiro e segundo lugar, respectivamente na série “A”, enquanto na “B” e pela mesma ordem ficaram Save e Umbelúzi. Já em masculinos, as equipas de Licungo e Limpopo venceram as séries “A” e “B”, deixando os lugares imediatos para Ligonha e Lugela, respectivamente.
“Temos monitores que acompanham as crianças de modo a que os valores que se vão revelando sejam imediatamente acompanhados até serem integrados nas nossas equipas federadas” – disse.

No próximo sábado, segundo o sorteio realizado, às 8.00 horas deverão jogar as equipas masculinas de Umbelúzi e Maputo, seguindo-se as partidas Ligonha/Lugela (femininos), Púngùe/Save (masculinos) e Licungo/Limpopo (femininos).
Para além destes desafios, os organizadores também marcaram mais quatro jogos, sendo dois em femininos e tantos outros em masculinos para o apuramento das restantes posições, nomeadamente Matola/Lúrio (femininos), Incomáti/Rovuma (masculinos), Tembe/Zambeze (femininos) e Bons Sinais/Lugenda (masculinos).