Africa Basquetebol

26 maio 2009

MOÇAMBIQUE : BASQUETEBOL–CAMPEONATO DE SENIORES DA CIDADE - Requintada sinfonia “alvi-negra”

CATEGÓRICA e esplendorosamente, o Desportivo vai revelando, de forma altiva, que esta temporada basquetebolística será absolutamente do seu reinado. É que, nos actuais Campeonatos de Seniores da Cidade de Maputo, os “alvi-negros”, invictos e implacáveis, vão categoricamente passeando a sua grandeza, sem oferecer tréguas a ninguém. Por exemplo, na jornada do pretérito fim-de-semana, ficou uma vez mais vincada a sua extraordinária personalidade competitiva, com triunfos convincentes diante dos seus principais rivais, designadamente Maxaquene por 86-51, em masculinos, e A Politécnica pela marca de 73-55, em femininos. Em ambas situações, o Desportivo comanda isolado a prova, apresentando-se assim com fortes probabilidades de conquistar o título.

Um fim-de-semana bafejado pela sorte, eis como se pode considerar a ronda passada, caracterizada por desafios entre formações do mesmo timbre e objectivos na prova. E, em qualquer dos casos, os jogos foram de grande qualidade técnica, envolvimento cerrado e determinado dos atletas e clarividente equilíbrio, apesar de, no fim, os vencedores o terem feito com margens confortabilíssimas.

Em femininos, desceram ao “parquet” do Estrela Vermelha A Politécnica e Desportivo, numa partida verdadeiramente de estrelas cintilantes. O desfecho foi sempre uma incógnita neste frente-a-frente Ana Flávia Azinheira, Tânia Wachene, Amélia Macamo e Aleia Rachide, de um lado, Anabela Cossa, Kátia Halar, Nádia Rodrigues e Valerdina Manhonga, do outro, tendo no banco os técnicos Mário da Conceição e Nazir Salé, respectivamente.

Com mais classe e determinação, e mostrando igualmente que não são bicampeãs africanas por mera casualidade, as “alvi-negras” não tiveram contemplações, ganhando por uma margem de 18 pontos – 73-55. O resultado permitiu-lhes conservar o primeiro lugar na classificação, com 12 pontos, disputadas seis jornadas.

Coincidindo defrontar também a turma B d´A Politécnica, o Desportivo venceu por 90-55. Já o Ferroviário, que vai caminhando sem fazer grandes ondas, até porque a sua hegemonia se vai desvanecendo, “esmagou” o Eagles pela marca de 105-8, numa partida em que a turma de Hulene voltou a estar abaixo da classe das dezenas.

Novamente em galanteio perante o vizinho Maxaquene, o Desportivo, em masculinos, não deixou os seus créditos por mãos alheias e em poucas ocasiões deixou o adversário explanar o seu basquetebol. A equipa de Carlos Ferro quis, e conseguiu, vincar a qualidade do seu jogo, derrotando os “tricolores” por 86-51, na sua terceira vitória consecutiva sobre o grande rival da praça.

Números magníficos foram igualmente conseguidos no embate entre Ferroviário e Costa do Sol. Os “locomotivas”, que movem uma perseguição cerrada ao Desportivo – sete contra oito pontos –, estiveram à beira da centena, ganhando pela marca de 93-58.

No que diz respeito ao Grupo B, Real Sociedade e Académica partilham o comando do campeonato com 11 pontos. Na dupla jornada do fim-de-semana, Real Sociedade bateu Universidade Pedagógica por 75-67 e Eagles pela marca de 106-49, enquanto os “estudantes” derrotaram Aeroporto (85-51) e Universidade Pedagógica (62-61).

QUADRO DE RESULTADOS

Seniores Masculinos
Desportivo-Maxaquene (86-51)
Ferroviário-Costa do Sol (93-58)
Real Sociedade-UP (75-67)
Académica-Aeroporto (85-51)
UP-Académica (61-62)
Eagles-Real Sociedade (49-106)

Seniores femininos
A Politécnica-Desportivo (55-73)
Desportivo-A Politécnica B (90-55)
Eagles-Ferroviário (8-105)