Africa Basquetebol

24 maio 2009

ANGOLA : Federações de Angola e Portugal assinam acordo

As federações de basquetebol de Angola e Portugal, FAB e FPB, respectivamente, assinaram hoje em Luanda um acordo de cooperação para formação de quadros, realização de estágios para equipas e selecções, entre outros compromissos.

O acto teve lugar no anfiteatro da FAB e contou, entre outros convidados, com a presença do director nacional dos Desportos, Raimundo Ricardo, os presidentes das referidas federações Gustavo da Conceição (Angola) e Mário Saldanha (Portugal) que assinaram o acordo.

Na ocasião, o representante do órgão reitor da modalidade no país afirmou que o pacto será benéfico para ambas as partes, tendo em conta as suas respectivas posições nas provas continentais (1º em África e 9º na Europa) e o objectivo de desenvolvimento do basquetebol.

Por sua vez, o seu homólogo português elogiou a prestação dos angolanos no Mundial (Japão) e Jogos Olímpicos (China), considerando o basquetebol nacional de nível acima da média. Salientou ainda que o desentendimento entre as duas federações era prejudicial para ambas.

Quanto à cooperação, a selecção portuguesa sénior feminina participou de 18 a 22 deste mês num torneio internacional em comemoração ao 79º aniversário da modalidade em Angola. Por outro lado, no âmbito do mesmo acordo, os campeões africanos vão, de 10 a 12 de Julho, competir num torneio quadrangular, realizado pela FPB, que contará também com as selecções do Brasil e Finlândia.

A relação entre as federações de Angola e Portugal registou alguns problemas em 2005 pelo facto das duas convocarem o base Armando Costa para as suas selecções. No entanto, o atleta com dupla nacionalidade optou pela selecção nacional com a qual já conquistou dois campeonatos africanos.