Africa Basquetebol

04 maio 2009

ANGOLA : Dirigente do 1º de Agosto aponta Luís Magalhães para seleccionador

O director para o basquetebol do 1º de Agosto, Sílvio Lemos, considerou hoje, em Luanda, que o técnico da equipa “militar”, Luís Magalhães, reúne qualidades e capacidade para assumir o cargo de seleccionador nacional da modalidade.

Sílvio Lemos, que falava à Angop sobre as expectativas a volta da nomeação do seleccionador, a acontecer nos próximos dias, acrescentou ser Luís Magalhães um treinador ambicioso e ganhador cujo cargo lhe seria ideal, sem desprimor a técnicos angolanos.

"A decisão cabe à federação, mas a minha aposta recai para o treinador do 1º de Agosto, porque em pouco tempo de trabalho no país conseguiu vencer todas as provas em que a equipa esteve envolvida", justificou, sublinhando que o mesmo também já tem conhecimentos suficientes sobre os atletas nacionais.

O dirigente disse ainda que Luís Magalhães possui um vasto curriculum, que se adapta naquilo que a federação angolana pretende para os próximos anos, particularmente na selecção sénior.

A federação vai indicar o seleccionador no final do campeonato nacional, ainda este mês. Além do treinador do d'Agosto, constam entre os candidatos Carlos Dinis, do Atlético Sport Aviação (ASA), José Carlos Guimarães, do Promade de Cabinda, e Alberto de Carvalho "Ginguba", do Petro de Luanda.

A 25ª edição do Campeonato Africano das Nações em Basquetebol "Afrobasket2009" terá lugar, de 05 a 15 de Agosto, nas cidades líbias de Tripoli e Benghazi, e estão directamente apuradas as selecções de Angola (campeã em título), Camarões (vice), Cabo Verde (terceiro classificado de 2007) e a Líbia, equipa anfitriã.

Os três primeiros classificados do Afrobasket2009 representam o continente no Mundial de 2010, a realizar-se de 28 de Agosto a 12 de Setembro, na Turquia.