Africa Basquetebol

08 maio 2009

ANGOLA : 1º de Agosto procura encurtar caminho da renovação do título

Anaximandro Magalhães |

A terceira volta da fase final do Campeonato Nacional Seniores Masculinos de Basquetebol faz disputar, hoje, as partidas referentes à oitava jornada: Atlético Sport Aviação (ASA) – 1º de Agosto, às 18h00, no Pavilhão Anexo II da Cidadela, e Petro de Luanda – Recreativo do Libolo, às 19h00, no Gimnodesportivo da Cidadela.
Os desafios que envolvem as quatro melhores equipas do nacional maior da bola ao cesto são sempre de desfecho imprevisível, atendendo a que todos já perderam nesta fase da prova.
Cada vez mais próximos da revalidação do título, os militares do Rio Seco, líderes invictos da competição, com 14 pontos, vão procurar dar mais um passo rumo à conquista da 31ª edição do Campeonato Nacional.
Cientes de que um eventual desaire frente ao ASA permite a aproximação na tabela classificativa do arqui-rival Petro de Luanda, segundo com 11 pontos, os rubro-negros almejam acelerar confirmação da conquista do ceptro.
Apesar da vantagem nos confrontos directos, a equipa orientada pelo português Luís Magalhães, teoricamente mais forte, vai ter de atestar, em campo, a sua supremacia para derrotar o ASA, equipa orientada por Carlos Diniz, que elege o rigor táctico e a capacidade de sofrimento como argumentos para suplantar o adversário.
No outro jogo, o Petro de Luanda, agora sob o comando de Artur Barros, adjunto de Alberto de Carvalho “Ginguba”, ausente por problemas de saúde, defronta o moralizado Recreativo do Libolo, equipa com quem perdeu (88-67) na primeira volta da fase final.
Em ano de estreia, o Libolo já mostrou que possui potencial para derrotar qualquer equipa. Depois da vitória convincente por 21 pontos de diferença, os tricolores estão avisados de que para vencer terão de privilegiar o jogo colectivo e a disciplina táctica.
Sem a pressão de vencer do seu lado, os comandados de Raul Duarte acreditam que podem voltar a surpreender o Petro de Luanda