Africa Basquetebol

07 maio 2009

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE SENIORES DA CIDADE - Desportivo em nova batalha complicada

SUCEDEM-SE os embates complicados para o Desportivo. Aliás, doutro modo também não seria, se considerarmos que é na Série A onde residem os colossos na presente edição do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em Seniores Masculinos. Apesar de atravessarem boa forma, não deixará de ser extremamente pesado para os “alvi-negros” o facto de enfrentarem o Ferroviário, depois de na jornada inaugural terem tido pela frente o Maxaquene – ganharam pela marca de 74-66.

Aliás, o desafio entre Ferroviário e Desportivo, marcado para amanhã, no pavilhão dos “alvi-negros”, a partir das 18.30 horas, encerra algumas curiosidades, a principal das quais tem a ver com o reencontro entre o valoroso Custódio Muchate com os seus antigos colegas, depois de juntos terem construído o actual castelo basquetebolístico dos verde-e-branco, que tanto se orgulha face aos sucessivos títulos conquistados nos últimos anos.

Evidentemente que Carlos Alberto Niquice (Bitcho), técnico dos “locomotivas”, está consciente do peso que Custódio assume na manobra global da equipa e sobretudo da sua grande capacidade de concretização, daí todo o exercício que terá de fazer para anular a preponderante acção do seu ex-pupilo. Mas, como se tem visto, o Desportivo não vive apenas deste jogador, mas sim de todo o seu manancial de artistas que, apesar da sua juventude, de um modo geral, vão revelando a cada partida a sua importância.

Os “alvi-negros” estão claramente bem encaminhados, mas o Ferroviário não está menos. Para os campeões nacionais, principalmente, esta será uma oportunidade para mostrarem que continuam com o mesmo timbre de equipa ganhadora e que a sua supremacia não pode ser posta em causa. Que resposta darão a estes factos os pupilos de Carlos Ferro? Certamente uma resposta à altura das suas inquestionáveis capacidades, o que propiciará uma partida espectacular.

Derrotados na primeira jornada, Maxaquene e Costa do Sol vão procurar o caminho da redenção. Jogam entre si igualmente amanhã, no pavilhão do Estrela Vermelha, às 18:30 horas. Não estando exactamente preocupados com a qualificação para a Liga Nacional Vodacom, uma vez terem o lugar já garantido, a sua luta centra-se também na conquista do Campeonato da Cidade, de modo a provarem que não são nada pequenos face ao Desportivo e ao Ferroviário, cuja entrada para a prova foi primorosa.
Para a Série B, que tem jornadas duplas, o destaque da semana vai para o frente-a-frente entre Académica e Universidade Pedagógica, esta noite (20:00 horas), no pavilhão do Desportivo.
Em relação aos femininos, os gigantes Desportivo, APolitécnica A e Ferroviário têm a noite de hoje praticamente descansada, diante do Maxaquene, Académica e APolitécnica B, respectivamente.

QUADRO DE JOGOS

Pavilhão do Estrela Vermelha
18:45h – Académica-APolitécnica A (Sen. Fem.)
20:00h – Real Sociedade-Eagles (Sen. Masc.)

Pavilhão do Desportivo
18:45h – Maxaquene-Desportivo (Sen. Fem.)
20:00h – Académica-UP (Sen. Masc.)

Campo do Ferroviário
18:45h – Ferroviário-APolitécnica B (Sen. Fem.)

AMANHÃ

Pavilhão do Estrela Vermelha
14:30h – APolitécnica B-Académica (Sen. Fem.)
16:30h – APolitécnica A-Maxaquene (Sen. Fem)
18:30h – Maxaquene-Costa do Sol (Sen. Masc.)

Pavilhão do Desportivo
14:30h – Desportivo-Eagles (Sen. Fem.)
16:30h – Eagles-Académica (Sen. Masc.)
18:30h – Ferroviário-Desportivo (Sen. Masc.)

Campo do Ferroviário
15:30h – UP-Aeroporto (Sen. Masc.)