Africa Basquetebol

18 abril 2009

ANGOLA : Taça de Angola - Abdel revela-se ao serviço do Petro de Luanda

O Petro de Luanda venceu sexta-feira, no pavilhão principal da Cidadela, a formação do 1º de Agosto por 79-65, em partida da segunda mão da final da Taça de Angola em basquetebol sénior masculinos, num jogo onde Abdel Bouckar, ex-atleta dos "rubro-negros", destacou-se como melhor ressaltador.

O poste, de 2.02 metros, transferiu-se na época passada para o conjunto "tricolor" mas não jogou por problemas administrativos. Esta temporada o atleta não tem rendido o esperado demonstrado falta de ritmo e não tem sido opção regular de Ginguba.
No entanto, foi diante da sua ex-equipa que Abdel se evidenciou este ano, no primeiro clássico entre Petro de Luanda e 1º de Agosto para o Campeonato Nacional, na ocasião o jogador de origem tchadiana apontou 10 pontos e a sua formação venceu por 94-82.

Na noite de sexta-feira, o atleta foi uma das unidades mais regulares dos "petrolíferos", principalmente no capítulo defensivo, anulando diversas vezes a "armada" adversária como foram os casos dos postes Kikas Gomes e Felizardo Ambrósio. Jogou 24 minutos e 26 segundos marcou 10 pontos e conquistou igual número de ressaltos, sendo seis defensivos e quatro ofensivos, naquele que pode ser considerado o seu melhor jogo ao serviço dos "tricolores".

O melhor marcador foi o seu companheiro de equipa Heshimu Evans com 19 pontos, seguido de Carlos Morais com 16. Do lado dos "militares" Vlademiro Ricardino foi o cestinha com 13, coadjuvado por Armando Costa com 12.

Com esta vitória, o Petro de Luanda força a realização do terceiro jogo (finalissima) onde o vencedor ficará com o troféu em posse do 1º de Agosto. O encontro será disputado hoje às 19 horas no mesmo local.

Fora o primeiro quarto, que os "rubro-negros" venceram por 22-19, o Petro de Luanda dominou o desafio e mereceu a vitória no final dos 48 minutos jogados. Foi a formação que melhor defendeu e mais eficiente nas situações ofensivas.
O 1º de Agosto cometeu muitos erros e demonstrou alguma quebra física. Na condução do jogo, os bases Miguel Lutonda e Armando Costa não conseguiam organizar as jogadas da equipa, obrigando o técnico a alterar constantemente o sistema de jogo.

Depois de alcançar uma vantagem de 10 pontos, ao intervalo, os pupilos de Ginguba precisaram apenas gerir a diferença pontual, aproveitando o desgaste da formação orientada por Luís Magalhães que não encontrava soluções para virar o quadro.
No último período, os "militares" ainda conseguiram reduzir para 10 pontos a desvantagem de 17 que traziam do terceiro quarto, mas não foi suficiente para vencer a partida.
Depois do 1º de Agosto ter vencido na primeira mão por 106-93, as duas equipas ficam igualadas com uma vitória cada.

Com arbitragem de Carlos Júlio, Domingos Simão e David Manuel, as equipas alinharam da seguinte forma:

Petro de Luanda: Eduardo Mingas (06), Roberto Fortes (06), Carlos Morais (16), Fernando Albano (06), Frederick Gentry (07), Paulo Santana (03), Victor Muzadi (00), Francisco Horácio (00), Heshimu Evans (19), Victor de Carvalho (06), Vlademiro Pontes (00), Abdel Bouckar (10). Treinador: Alberto de Carvalho "Ginguba"

1º de Agosto: Mayzer Alexandre (05), Armando Costa (12), Adilson Baza (01), Olímpio Cipriano (00), Kikas Gomes (05), Felizardo Ambrósio (04), Vlademir Ricardino (13), Francisco Jordão (05), Simão João (00), Carlos Almeida (07), Miguel Lutonda (09), Rodrigo Mascarenhas (04). Treinador: Luís Magalhães