Africa Basquetebol

10 abril 2009

ANGOLA : 1º de Agosto vence Libolo e está um passo da final da Taça

A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto está a uma vitória de qualificar-se para a final da Taça de Angola, após vencer hoje no pavilhão da Cidadela o Recreativo do Libolo, por 79-88, em partida da primeira "mão" das meias-finais.

Depois da interrupção da partida na terça-feira por corte de energia, a formação "militar" e os representantes do Kwanza Sul voltaram a encontrar-se para disputar a primeira parte da eliminatória.
O período inicial ficou marcado pelo equilíbrio, mas o 1º de Agosto saiu em vantagem de três pontos (19-22). No período seguinte, o Recreativo do Libolo, treinado por Raul Duarte, foi mais ousado e pela primeira vez chegou à frente do marcador (37-28).

O cinco do 1º de Agosto, detentor do título, ainda conseguiu recuperar a desvantagem de nove pontos.
A solução para manter o Libolo à frente do marcador veio do banco, através do base Adilson Camara, com um triplo (40-37) até ao intervalo.
Miguel Lutonda, com dois triplos seguidos, começou a construir a vitória do 1º de Agosto ante a um Libolo que não apresentava réplica para o desalento de Raul Duarte, que se manteve quase todo o terceiro e último períodos de pé.
Os "militares" acabaram mesmo por vencer (79-88). Resultado tranquilo para a partida da segunda "mão" sexta-feira às 19 horas no pavilhão do Rio Seco.
O norte-americano Roger Moore, do Recreativo do Libolo, com 28 pontos, e Vladimir Ricardino (21), do 1º de Agosto, foram os melhores cestinhas da partida.

O Petro de Luanda já está na final após vencer o Atlético Sport Aviação (ASA) por falta de comparência.