Africa Basquetebol

21 fevereiro 2009

ANGOLA : Petro bate ASA por i ponto

ANAXIMANDRO MAGALHÃES|

Vitória sofrida! Foi com este espírito que o Petro de Luanda derrotou ontem o Atlético Sport Aviação (ASA), por 87-86, no pavilhão anexo nº II da Cidadela Desportiva, naquela que foi a partida de cartaz da sétima jornada da fase regular do Campeonato Nacional Sénior Masculino de Basquetebol.
A perder durante 47.58 minutos, dos 48 minutos de tempo de jogo útil, os petrolíferos lograram a conquista dos dois pontos apenas a 02.9 segundos do apito final da partida, relançando, com este resultado, as suas aspirações no nacional maior da bola ao cesto.
A façanha coube a Roberto Fortes, extremo contratado esta temporada para representar os tricolores, que aproveitou bem a falha de marcação dos jogadores aviadores e corrigiu a do seu colega Eduardo Mingas, que não logrou o segundo lance livre após ter convertido o primeiro, que deixou o marcador em 86-85 a favor da formação do ASA.
O conjunto do Eixo – Viário teve de empenhar-se a fundo para “arrancar a ferro e fogo” a vitória. A perder ao intervalo por 48-39, os comandados de Alberto de Carvalho “Ginguba” chegaram a permitir um diferencial de dois dígitos, ou seja, 51-39, à entrada do terceiro período.
No quarto e último período, o Petro de Luanda, embora tivesse tido maior ascendente ofensivo e defendido melhor o seu cesto, viu-se e desejou-se ante um ASA aguerrido e que fez tudo para vencer, fechando bem as linhas de passe, jogando quase sempre no limite dos 24 segundos de posse de bola, e convertendo boa parte dos ataques que efectuava.
Com imensas dificuldades para contrapor o bom fio de jogo do adversário, Ginguba tirou do banco o extremo Fernando Albano, que com dois triplos empatou a partida em 84-84, a 51 segundos, numa altura em que a pretensa vitória do Petro já era tida como mera ficção pelos adeptos e espectadores presentes no anexo nº II.
Com este triunfo os petrolíferos conquistam 33 pontos, contra 35 do líder, 1º de Agosto.
Eis o resultado dos outros jogos da jornada: 1º de Agosto - Desportivo da Huíla (137-59), Promade de Cabinda – Interclube (71-70), Lusíada – CDUAN (98-95) e Imbondeiro de Viana - Desportivo do Libolo (126-61).
Hoje o cartaz reserva as seguintes partidas: ASA – Desportivo da Huíla; Promade de Cabinda – 1º de Agosto; Vila Clotilde - Interclube; Imbondeiro de Viana – Petro de Luanda; CDUAN – Recreativo do Libolo e Universidade Lusíada – Sporting de Luanda.

ficha técnica

Recinto: Pavilhão Anexo n º II.
Assistência: 5000 mil espectadores.
Árbitros: Fernando Pacheco, Wilson Boaventura e António Bernardo.
ASA (86) – Wilson da Mata, Carlos Quibato, Hélder Hortet, Filipe Abraão (20 pontos), Edmundo Ventura (11), Wilson de Carvalho (11), Leroy Wilkins (4), Afonso Rodrigues (7), Cristóvão Oliveira (13), Adolfo Quimbamba (1), José Nascimento (18) e Ildefonso Kiteculo (6).
Treinador: Carlos Dinis
Petro de Luanda (87) - Eduardo Mingas (7 pontos), Roberto Fortes (11), Carlos Morais (13), Fernando Albano (6), Hermenegildo Tandala, Frederick Gentry (13), Paulo Santana (10) Francisco Horácio (3), Milton Barros (10), Heshimo Evans (14), Vladimir Pontes e Abdel Boukar.
Treinador: Alberto de Carvalho “Ginguba”.
Resultados parciais: 22-21, 26-18, 18-21 e 20-27
Resultado ao intervalo: 48-39
Resultado final: 86-87