Africa Basquetebol

06 fevereiro 2009

ANGOLA : Gustavo da Conceição prioriza classe feminina no segundo mandato

O presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Gustavo da Conceição, afirmou quinta-feira, em Luanda, que a massificação da modalidade em femininos constitui uma das prioridades do seu elenco neste segundo mandato.

Em declarações à Angop, durante a tomada de posse, a fonte disse que a criação de um núcleo de 25 atletas, provenientes de escolas, é uma das medidas para aumentar o número de jogadoras.

"As atletas, saídas do desporto escolar, foram divididas em vários clubes onde estão a treinar e jogar as provas oficiais, deste grupo sairão jogadoras para selecção nacional", explicou, realçando que falta investimento na modalidade na classe feminina.

Sublinhou que a federação pretende criar intercâmbio com universidades e clubes americanos e brasileiros para enviar basquetebolistas angolanas, jovens, de forma a aumentar o nível técnico e potenciar a selecção nacional que não ganha nada há mais de 20 anos.

"Há mais de vinte anos que não ganhamos nada, mas nos últimos tempos fizemos um investimento sério nos treinadores e como resultado conquistamos duas medalhas de bronze, uma nos Jogos Panafricanos e outra no Afrobasket. Agora devemos continuar a apostar na formação para, primeiro, tentar manter esta posição e depois pensar em melhorar", salientou.

"Melhoramos a nível de participação em competições internacionais mas ainda não conseguimos aumentar o número de equipas", acrescentou.



Eis a constituição da lista:



A assembleia-geral composta por Carlos Cunha (presidente), António Neto e Maria Portugal (vice-presidentes).

Compõe a direcção-geral, Gustavo da Conceição (presidente), Jean Jacques da Conceição, Armando Júnior, Gina de Carvalho e Maria Furtado (vice-presidentes). Tony Sofrimento (secretário geral), Agostinho Matamba, António Soares de Campos, Ventura Júnior, Nuno Teixeira e Hélder da Cruz (vogais).

Integram o Conselho jurisdicional Edeltrudes da Costa (presidente), Fernanda Teixeira, Simão da Costa e Ana Paula Machado (vogais), enquanto o conselho de disciplina é composto por Paulo da Silva (presidente), Eurico Araújo, José Neto, David Dias e Águeda Gomes (vogais).

Para além de Gustavo da Conceição, exerceram o cargo de presidente da FAB José Jaime de Castro Guimarães “Piriquito” (1977-1987), Carlos Manuel Patrício Teixeira “Caji” (1987-1996), e António Pires Ferreira (1996-2005).