Africa Basquetebol

31 janeiro 2009

ANGOLA : Federação capacita profissionais da arbitragem

Quinze (15) árbitros nacionais que se dedicam ao ajuizamento do basquetebol federado foram capacitados na cidade do Lubango, província da Huíla, no âmbito do cronograma de acção do Conselho de Arbitragem da Federação Angolana de Basquetebol, FAB.
A acção formativa, que teve duração de dois dias, visou levar ao conhecimento pedagógico-profissional e deontológico dos juízes, a actualização de algumas leis fundamentais e de base que regem o ajuizamento do jogo, no seu geral e, de lances passíveis de infracção técnico-disciplinar.
Temas como as leis do basquetebol, auto-domínio, infracções e disciplina, dimensões e limites da acção disciplinar, o juiz, o campo e o atleta, foram, dentre outras, as principais lições da abordagem sobre as quais os juízes foram chamados para a sua auto-sugestão técnica e profissional.
A iniciativa, que decorreu à margem dos campeonatos nacionais juniores masculinos e femininos de basquetebol, que terminaram ontem no Lubango, foi ministrada por prelectores nacionais, quadros da federação angolana da modalidade e homens especializados na arbitragem do basquetebol.
Beneficiaram da referida acção formativa profissionais da arbitragem provenientes de seis províncias do país, nomeadamente Huíla, Benguela, Lunda-Sul, Huambo, Cabinda e Luanda, que tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos hora adquiridos, ao longo da disputa dos nacionais juniores em ambos os sexos, que decorreram no pavilhão multiusos da Nossa Senhora do Monte, cidade do Lubango.