Africa Basquetebol

24 novembro 2008

ANGOLA : “Nacional” reata em Dezembro com aliciante D’Agosto-Petro


Depois da realização sábado de alguns jogos da segunda jornada da primeira volta, com realce para a vitória do Petro de Luanda sobre o Promade de Cabinda, por 103-75, o campeonato nacional sénior masculino de basquetebol retoma apenas no próximo mês de Dezembro com o aliciante 1º de Agosto-Petro de Luanda.
Na verdade trata-se de um jogo de acerto de calendário, referente a primeira jornada.
A partida foi adiada em virtude do engajamento das duas equipas na preparação da pré-temporada realizada no exterior do país.
Os militares estiveram em Portugal e os petrolíferos nos Estados Unidos da América.
Apesar de ser um jogo de acerto de calendário, o mesmo é aguardado com grande expectativa pelos amantes da modalidade, a julgar pelo gabarito das duas equipas e a rivalidade que marca os confrontos, apesar da competição estar apenas a disputar ainda a primeira volta.
Entretanto, os petrolíferos da capital venceram no último sábado, no pavilhão de jogos do Sporting de Cabinda, o Promade por 103-75, em jogo referente à segunda jornada da XXXI edição do campeonato nacional e que marcou a sua estreia na competição.
Até a metade da partida os pupilos de Alberto de Carvalho “Ginguba” venciam os “miudos” de José Carlos Guimarães por apertados 53-40, ou seja, sete pontos de diferença, o que fazia prever uma segunda parte muito mais disputada.
Contudo, o Petro de Luanda revelou-se nessa etapa uma equipa mais madura e competitiva, superando sem grandes dificuldades o Promade de Cabinda, que no primeiro quarto tentou manter a diferença de um ponto na partida, perdendo apenas por 25-24.
O segundo e terceiro quartos foram determinantes para os visitantes que relegaram os adversários para o segundo plano com uma exibição mais convincente do ponto de vista técnico e táctico, obtendo respectivamente os resultados 53-40 e 83-53.

Senhoras do Rio Seco“trituram” Djoliba

A equipa do 1º de Agosto esmagou sábado à noite, em Nairobi, o Djoliba do Mali, por expressivos 100-58, no encerramento da terceira jornada da décima quarta edição da taça de Clubes Campeões de África em basquetebol sénior feminino.
As malianas, bem dotadas fisicamente e com alguma técnica individual, pregaram um susto às militares do Rio Seco, ao vencerem o primeiro quarto por 24-19.
A equipa do Djoliba saiu em vantagem neste período por privilegiar o contacto físico.
No reatamento, o técnico Higino Garcia orientou as suas pupilas para trocarem com rapidez a bola e imprimir maior velocidade ao jogo.
Fruto desta táctica as angolanas foram ao intervalo em vantagem com o placar a registar 47-39.
Nos dois últimos períodos da partida, a equipa angolana foi arrasadora, não dando quaisquer hipóteses de recuperação às adversárias, ao optaram por lançamento de longa distância e penetração na linha do fundo.
Sónia Guadalupe e Nacissela Maurício estiveram em grande plano ao apontarem 21 pontos cada, bem secundadas por Astrida e Ângela, com 15 pontos cada uma.
Na equipa maliana destacaram-se Nassira e Aminata com 10 pontos cada.
Concluída a terceira jornada, o 1º de Agosto lidera o grupo A com seis pontos, enquanto que o grupo B é encabeçado pelo Desportivo de Maputo com igual número de pontos.
A competição retoma hoje com o seguinte emparceiramento: Radi/Desportivo, Eagle Wings/1º de Agosto, Djoliba/ABC, Desportivo/KCC, APR/Victoria Club e CSA/KPA.