Africa Basquetebol

23 novembro 2008

ANGOLA : 1º de Agosto defronta amanhã Eagle Wings na Taça dos Campeões

A equipa sénior feminina do 1º de Agosto defronta amanhã, no pavilhão Nyayo National Stadium, em Nairobi, o Eagle Wings do Quénia em jogo do grupo A, da quarta jornada da Taça dos Clubes Campeões africanos de basquetebol, que decorre na capital queniana.
Depois da vitória nas duas primeiras jornadas, frente ao First Bank por 63-58 e ao Radi da RDC por 75-53, a equipa militar vai procurar alcançar mais uma vitória com os olhos postos no título.Hoje, a competição observa pausa e as pupilas de Higino Garcia tem a oportunidade de retemperar as energias para o desafio de amanhã.
Para já, gozam do privilégio de terem conseguido duas vitórias nas duas primeiras rondas e o adversário de amanhã ter alcançado o mesmo número de derrotas.
A pressão que sente para conseguir um resultado positivo pode jogar contra a equipa queniana, que tem o público a seu favor.
Para o mesmo grupo A, o First Bank da Nigéria terá pela frente o Radi da República Democrática do Congo, enquanto o Djoliba vai tentar impedir que o ABC da Cote d’Ivoire chegue a liderança.
A ronda quatro prevê ainda os confrontos Desportivo de Maputo – KCC do Uganda, APR do Rwanda – Victoria Club do RDC e CSA da Cote d’Ivoire – KPA do Quénia, para o grupo B.

Associação e clubes do Huambo perspectivam futuro da modalidade

Uma reunião com os clubes da província do Huambo, antigos praticantes e agentes desportivos foi realizada sexta-feira pela associação de basquetebol local, com vista o relançamento da modalidade.
O fórum, que decorreu na sala de conferências do pavilhão multiuso "Osvaldo Serra Van-Dúnem", foi dirigido pelo presidente de direcção da instituição, Jorge Pereira Ramos.
Em declarações à Angop, Jorge Ramos afirmou que foi analisado no encontro o programa de expansão e desenvolvimento elaborado pela Federação Angolana de Basquetebol (FAB).Com a realização desta reunião, segundo disse, pretende-se delimitar prioridades em função do programado pelo órgão reitor de acordo com a realidade da província.
Jorge Ramos assegurou que a associação almeja desenvolver projectos exequíveis tendentes a resgatar a mística que a província já teve em competições nacionais nos mais variados escalões e em ambos os sexos.
Para tal, afirmou que será dada primazia a melhoria e recuperação dos recintos desportivos, formação de monitores, árbitros, treinadores e estatísticos.
O incentivo à prática da modalidade nas escolas e a assinatura de protocolos de cooperação com as direcções provinciais da educação e dos desportos para a massificação da modalidade figuram igualmente entre as prioridades do elenco de Jorge Ramos.
A província do Huambo possui quatro equipas federadas de basquetebol, designadamente Benfica, Recreativo da Caála, Petro e Desportivo JG