Africa Basquetebol

09 outubro 2008

ANGOLA : Sub-18 a caminho do estágio na Espanha

A Selecção Nacional sub-18 de Basquetebol masculino deixou ontem o país com destino a Espanha, onde vai efectuar um estágio pré-competitivo com vista à sua participação no Campeonato Africano das Nações que vai decorrer de 17 a 26 do corrente em Alexandria, Egipto. Para esta empreitada, Carlos Dinis leva 12 atletas e durante o estágio vai criar a estrutura básica do cinco nacional, por forma a ter uma participação no “Africano” que possibilite o apuramento directo ao Campeonato Mundial de 2009.Elvino Dias, técnico da Federação Angolana de Basquetebol, informou ao Jornal dos Desportos que o grupo escolhido pelo técnico Carlos Dinis representa o melhor da referida categoria, tendo acrescentado que o estágio vai servir para dar maior traquejo aos atletas. “Basicamente temos atletas que nos oferecem confiança, tanto do ponto de vista técnico como físico, mas precisamos aprimorar aspectos que se prendem com a variante táctica. É precisamente neste pormenor onde se encontra a base de sustentação para o estágio, onde os atletas vão realizar jogos de preparação com equipas que oferecem esta garantia”, disse. Recorde-se que a escolha de Espanha para o estágio deve-se também ao facto da semelhança do clima com o Egipto, por forma a adaptar os atletas ao meio ambiente.

Federação adia reunião técnica do “Nacional” sénior masculino

A Direcção da Federação Angolana de Basquetebol adiou a realização da reunião técnica do XXXI Campeonato Nacional Sénior Masculino, prevista para ontem, por razões administrativas. De acordo com informações prestadas ao “Jornal dos Desportos”, a federação direcciona as suas actividades para a participação das selecções nacionais em competições africanas. “A direcção da federação decidiu adiar a reunião para o dia 17 deste mês em curso porque os vários encargos em que distintos membros estão engajados, no que concerne aos compromissos que a Nação tem para com eventos Africanos, não permite a disponibilidade de tempo para o efeito”, disse a fonte.

“Play offs” do provincial feminino tem início hoje

1º de Agosto e Progresso do Sambizanga abrem hoje às 19 horas, no pavilhão 28 de Fevereiro, as “hostilidades” dos play offs das meias-finais do Campeonato Provincial de Basquetebol sénior feminino. Mais tarde Interclube e Clube Desportivo do Maculusso medem forças na partida de cartaz da ronda.Na primeira partida, o favoritismo recai para as senhoras do Rio Seco, já que são mais experientes e têm melhores fundamentos técnicos e tácticos. Entretanto pode ser a partida com maior público atendendo ao número de adeptos que uma e outra têm. Por seu turno, o encontro entre as polícias e a formação do Maculusso também promete capitalizar atenções, atendendo ao nível técnico de cada uma das equipas. Ambas as formações tencionam a conquista dos dois pontos para que na segunda jornada dos play offs, a ser disputada amanhã se comece a desenhar um quadro mais favorável para a final. Os play offs são disputados a melhor de três jogos. HJ