Africa Basquetebol

11 outubro 2008

ANGOLA : ASA verga Interclube no Pavilhão 28 de Fevereiro

Com um plantel mais homogéneo, onde o factor colectividade tem sido a chave do sucesso, o Atlético Sport Aviação ASA derrotou ontem, em pleno Pavilhão 28 de Fevereiro, o Grupo Desportivo Interclube, por 83-79, em partida referente à quinta jornada do Campeonato Provincial de Basquetebol em seniores masculinos, com os desfavoráveis 48-42, ao cabo dos primeiros 24 minutos. Com mais jogos nas “pernas” que o seu opositor que ontem mesmo fez a sua estreia no “Provincial”, o Grupo Desportivo Interclube tecnicamente liderado por Apolinário Paquete, dominou os primeiros 24 minutos, tendo vencido o primeiro quarto por 21-20, ao passo que no segundo período a vantagem era de seis pontos, ou seja, 48-42.Os polícias que nesta altura actuam com um plantel completamente renovado face às saídas de José Nascimento, Simão Santos, Adilson Câmara, entre outros, conseguiram suster o jogo ofensivo dos aviadores que mantêm o esqueleto base da época transacta. Na etapa complementar, a turma aviadora que ontem foi dirigida por Cesaltino Reis, na ausência do técnico principal Carlos Dinis, que orienta a Selecção Nacional júnior masculina no Africano do Egipto, conseguiu anular o jogo ofensivo dos Polícias, fruto do rigor defensivo imposto pelo ASA. Simão Panzo, melhor marcador do Interclube, com 15 pontos, Hélder Domingos (11) e Michael Santos (13) tentaram rumar contra a maré mas, a inexperiência dos demais integrantes do grupo não permitiu aos Polícias darem a cambalhota ao resultado. Apesar do domínio aviador, a vitória foi discutida até aos últimos segundos da partida. Felipe Abraão, do ASA, foi o melhor cestinha da partida com 18 pontos, seguido do seu companheiro de equipa Hélder Ortat, com 14. Em termos de ressaltos, a formação do Aeroporto superiorizou-se com 34, contra 27 do seu opositor. A dupla de arbitragem constituída por Fernando Pacheco “Baganha” e David Manuel, ambos internacionais, com um ou outro erra não teve influência no resultado final.

ASA DEFRONTA HOJE O 1º DE AGOSTO

Depois de ter conseguido a sua primeira vitória ontem, frente ao Grupo Desportivo Interclube, por 83-79, o Atlético Sport Aviação ASA desloca-se hoje, ao Pavilhão do Codenm, ao encontro do 1º de Agosto. Com maior ou menor dificuldade, a turma militar chamará a si a conquista dos dois pontos.

Vicente Neto regressa aos Bombeiros

Depois de uma tentativa frustrada de ingressar no Recreativo do Libolo, o extremo base Vicente Neto integrará nos próximos dias os trabalhos do Grupo Desportivo Interclube, segundo apurou o Jornal dos Desportos junto do atleta. Vicente Neto afirmou que apesar de ter abandonado o clube da Polícia, o vínculo contratual que o liga a aquela agremiação desportiva termina apenas a Julho de 2009, pelo que o seu regresso será um facto. “De facto ainda tenho contrato com a direcção do Grupo Desportivo Interclube. Tentei ingressar no Recreativo do Libolo porque apresentou-me uma boa proposta, mas como ainda tenho contrato não foi possível a minha saída”.Aos 32 anos, oito dos quais ao serviço do Grupo Desportivo Interclube, Vicente Neto espera cumprir na íntegra o seu contrato. MC

Apolinário Paquete (Interclube)

“Estamos de parabéns”

Apesar de ter averbado uma derrota, por 83-79, diante do ASA, o técnico principal do Grupo Desportivo Interclube, Apolinário Paquete, mostrou-se satisfeito pela postura dos seus jogadores. “Nós estamos a formar praticamente uma nova equipa. Apesar da derrota tenho que enaltecer a postura dos meus jogadores que souberam bater-se de igual para igual com esta equipa do ASA que mantém a estrutura da época passada. Vamos continuar a trabalhar a fim de melhorarmos as nossas performances”, assegurou o técnico.

Cesaltino Reis (ASA)

“Ganhamos bem”

Por banda do Atlético Sport Aviação ASA, a alegria era visível no rosto dos jogadores e da equipa técnica. Cesaltino Reis, um dos adjuntos de Carlos Dinis, valorizou o desempenho dos seus rapazes. “Penso que merecemos a vitória por aquilo que fizemos durante a partida. Cometemos alguns erros na primeira parte mas na segunda conseguimos corrigir e obviamente conquistamos os dois pontos”.

FICHA TÉNICA

Pavilhão 28 de Fevereiro, com pouco público, para ver jogar as equipas do Grupo Desportivo Interclube e Atlético Sport Aviação ASA, em desafio referente a quinta jornada do Campeonato Provincial de Basquetebol em seniores masculinos. Sob arbitragem de Fernando Pacheco “Baganha” e David Manuel, as equipas alinharam e marcaram da seguinte forma: Interclube: Armindo Chipongue (0), Francisco Sousa (0), Roli Mayombo (7), João Swuingui (8), Michael dos Santos (13), Jorge Taty (8), Lifetu Selengue (0), Mutu Fonseca (6), Sanu Maria (8), Simão Panzo (15), Hélder Domingos (11), Hugo Cristiano (3).Treinador: Apolinário Paquete. ASA: Wilson da Mata (12), Cristóvão Oliveira (0), Carlos Quibato (12), Hélder Ortat (14), Filipe Abraão (18), Edmundo Ventura (12), Wilson de Carvalho (3), Idelfonso Kiteculo (8), Adolfo Quimbamba (0), Afonso Rodrigues (4).Treinador: Cesaltino Reis. Marcha do marcador: 21-20, 48-42, 64-70, 79-83.