Africa Basquetebol

20 setembro 2008

MOÇAMBIQUE : Liga Nacional de Basquetebol: Começo espectacular

FOI um começo verdadeiramente espectacular! Magnífico! Foi apenas a jornada inaugural e, em função daquilo que ontem à noite aconteceu nas duas principais cidades moçambicanas, não resta a menor dúvida que a Liga Nacional de Basquetebol Vodacom será um êxito e corresponderá cabalmente aos objectivos que nortearam a sua criação. Em Maputo, com desafios essencialmente equilibrados e disputados debaixo de uma extraordinária entrega dos jogadores, Maxaquene derrotou Costa do Sol por 65-56 e, de certa forma surpreendente, Desportivo venceu Ferroviário por dois pontos – 80-78, enquanto na Beira, o Ferroviário local atingiu a centena de pontos, ganhando pela marca de 103-58 ao Sport Clube de Chimoio e A Politécnica de Quelimane bateu o Desportivo beirense por 87-79

Para hoje, dia reservado à segunda jornada, a expectativa irá gravitar em torno do sempre sensacional encontro entre os vizinhos Maxaquene e Desportivo, sendo de perspectivar, desde já, uma partida bastante envolvente e com uma grande determinação dos artistas, trazendo à superfície a rivalidade existente entre os dois conjuntos, que de vez em quando vão trocando de jogadores – basta apenas saltar o muro para “cair” no quintal do vizinho. A ronda realiza-se no pavilhão dos “tricolores” e contempla ainda o jogo Ferroviário-Costa do Sol. No Chiveve, realizam-se os despiques Desportivo da Beira-Sport Club de Chimoio e Ferroviário da Beira-A Politécnica.

Face ao valor da competição, alguns times recorreram ao estrangeiro para se reforçarem, como é o caso, por exemplo, do Maxaquene, que foi buscar um norte-americano. É verdade que, ontem, denotou alguma ausência de enquadramento, tendo, inclusive, estado “perdido” nas quatro linhas na combinação com os seus colegas. No entanto, estamos em crer que com mais jogos encaixar-se-á no time de Horácio Martins, que teve um começo à medida daquilo que se espera de um crónico candidato ao título, perante um Costa do Sol que deixou vincada a determinação dos seus jogadores.

Numa partida imprópria para cardíacos, nomeadamente na sua parte final, o Desportivo acabou sofrendo, desnecessariamente, para derrotar o campeão nacional Ferroviário. É que os “alvi-negros” chegaram a estar confortavelmente em vantagem, com 23 pontos, só que, aos poucos foram permitindo a recuperação dos “locomotivas”, que a sete segundos da buzina gelaram por completo as hostes dos comandados por Carlos Ferro. Mas, felizmente para estes, tudo correu de feição no fim, ganhando por dois pontos reveladores do quão complicado o jogo para ambos.

A cerimónia de abertura contou com uma especial entoação do Hino Nacional, através da cantora Gabriela, coberta pela bandeira, facto que efectivamente “moçambicanizou” o acto. Depois, o Ministro da Juventude e Desportos, David Simango, e o Director-Geral da Vodacom José dos Santos, cumprimentaram os intervenientes do primeiro embate, Maxaquene e Costa do Sol, para finalizarem com o lançamento da bola na linha divisória, marcando-se assim, oficialmente, o início das Liga Nacional de Basquetebol Vodacom.
Quadro de resultados

Costa do Sol-Maxaquene (56-65)
Desportivo-Ferroviário (80-78)
Fer. Beira-Sport Clube (103-58)
Desp. Beira-A Politécnica (79-87)

JOGOS PARA HOJE

Pavilhão do Maxaquene
17.00 – Maxaquene-Desportivo
19.30 – Ferroviário-Costa do Sol

Pavilhão dos Desportos da Beira
17.00 – Desp. Beira-Sport Club
19.30 – Fer. Beira-A Politécnica