Africa Basquetebol

19 setembro 2008

MOÇAMBIQUE : Liga de Básquete chegou e… quer ser um sucesso

PERSPECTIVA-SE um começo verdadeiramente espectacular! E não é caso para menos. Os jogadores, prontos para o arranque desta singular prova basquetebolística entre nós, há muito que sentem comichão nas mãos. É a sede da bola e a fome dos cestos, que a partir desta noite começarão a ser satisfeitas, quando de facto se der início à Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, um evento que mesmo antes de começar já se propõe a ser um sucesso desportivo. Com tudo a postos, as cidades de Maputo e da Beira estarão entrelaçadas nesta jornada inaugural, com partidas de grande nível, particularmente na capital do país, onde evoluirão quatro candidatos à conquista do ceptro.

Com o pavilhão do Estrela Vermelha escolhido para sede da primeira ronda, às 18.00 horas, após a cerimónia de abertura dirigida pelo Ministro da Juventude e Desportos, David Simango, acompanhado pelos responsáveis da Vodacom, o patrocinador exclusivo da prova, da Federação Moçambicana de Basquetebol e da comissão instaladora da Liga, estarão em campo Maxaquene e Costa do Sol, dois conjuntos que se conhecem perfeitamente e à altura de proporcionar um grande desafio de basquetebol.

A oscilação no comportamento dos intervenientes, a avaliar pelas anteriores competições, não permite que se possa avançar prognósticos por aí além, pois qualquer dos dois contendores está em condições de sair vitorioso. Isto porque, se os “tricolores” puxarão da sua experiência para tentar chegar ao triunfo, os “canarinhos” deverão fazer valer-se da juventude e astúcia dos seus componentes para ultrapassar um adversário que nos últimos anos entregou a hegemonia do básquete sénior masculino ao Ferroviário.

Este entrará em acção logo a seguir, a partir das 20.30 horas, defrontando o Desportivo, num duelo de titãs e que pode ser uma boa propaganda daquilo que se espera da Liga Vodacom. Os “locomotivas” são, inegavelmente, os principais candidatos ao título, fazendo alarde ao facto de possuírem o melhor time nacional. Evidentemente que o técnico Carlos Alberto Niquice (Bitcho) não vê nesta situação vida facilitada, antes pelo contrário, pois, regra geral, “todo o mundo” se empertiga quando enfrenta o campeão.

O Desportivo precisa vencer a inconstância que caracterizou a sua caminhada no campeonato da cidade, sobretudo, e os seus atletas encararem esta fase da Liga Vodacom como um trampolim para o estrelato e fazerem história no clube, que vai perdendo o protagonismo que se lhe era reconhecido por mérito próprio durante muitos anos.

No Chiveve, mais concretamente no pavilhão dos Desportos, os visitados Ferroviário e Desportivo da Beira partem com alguma vantagem na recepção ao Sport Clube de Chimoio e à A Politécnica de Quelimane, respectivamente. O primeiro desafio inicia-se às 18.00 horas e o segundo a partir das 20.30.

JOGOS PARA HOJE

Pavilhão do Estrela Vermelha
18.00 – Costa do Sol-Maxaquene
20.30 – Desportivo-Ferroviário

Pavilhão dos Desportos da Beira
18.00 – Fer. Beira-Sport Clube
20.30 – Desp. Beira-A Politécnica