Africa Basquetebol

16 julho 2008

MOÇAMBIQUE : Campeonato de Seniores Masculinos : Ferroviário acerta o passo Maxaquene vai liderando

APESAR de algumas contrariedades que conheceu nas últimas semanas, nomeadamente devido à coincidente falta de luz no pavilhão da Universidade Eduardo Mondlane e no campo do Ferroviário, o Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em Seniores Masculinos mantém o facho da sua emoção, com a imprevisibilidade em relação ao seu futuro vencedor, assim como no que diz respeito às cinco formações apuradas para a fase regional da Liga Vodacom, a ser disputada no próximo mês de Agosto.

Os “locomotivas”, claramente a melhor equipa da competição, terão sido os maiores prejudicados pela onda de adiamentos que a prova conheceu, pois, enquanto o seu mais directo concorrente, o Maxaquene, já vai com nove jogos, aqueles realizaram somente seis e, como consequência, também perderam a liderança. Neste momento, o comando pertence aos “tricolores”, com 16 pontos, e o Ferroviário soma 12, um atraso perfeitamente recuperável, caso vingue o favoritismo que goza nos confrontos a efectuar diante do Aeroporto, para a nona jornada, Desportivo, sétima, e Académica, sexta.

A primeira partida da série “locomotiva” de acerto do passo está marcada para esta noite, no seu campo, tendo como adversário o Aeroporto. Os outros dois embates terão lugar sexta-feira, no pavilhão do Maxaquene, frente à Académica, a partir das 20.00 horas, e no sábado, no recinto do Estrela Vermelha, perante o Desportivo, às 19.00, com a equipa de Carlos Alberto Niquice (Bitcho) a jogar na perspectiva de recuperar a liderança.

Igualmente para acertar o campeonato, Aeroporto defronta Real Sociedade, sexta-feira, às 18.45 horas, no pavilhão dos “tricolores”, para a sexta jornada. No sábado, será a vez do Costa do Sol-Conseng, a partir das 17.30, no Estrela Vermelha, a contar para a sétima ronda.

Entretanto, no pretérito fim-de-semana, o destaque vai para o triunfo do Maxaquene sobre o Costa do Sol pela marca de 73-66, enquanto Desportivo venceu Conseng por apenas dois pontos (52-50). Noutras partidas, Eagles bateu Bela Rosa por 69-44 e Académica sobrepôs-se à Real Sociedade pela marca de 70-60.

Na semana marcada pelas qualificações da Taça dos Campeões de África em Seniores Femininos, a Associação da Cidade de Maputo marcou jogos para quarta-feira passada, tendo Ferroviário derrotado Conseng por 50-33 e Desportivo vencido Académica pela marca de 56-51. Por seu turno, Costa do Sol bateu Aeroporto por 56-33 e Real Sociedade superiorizou-se ao Eagles pela marca de 61-53.

LIGA VODACOM ARRANCA EM AGOSTO

A Liga Nacional de Basquetebol Vodacom arranca já no próximo mês de Agosto, com a disputa da fase regional, contando com a participação de 17 concorrentes, sendo três da zona Norte, seis do Centro e oito do Sul.

De acordo com a distribuição efectuada pela Liga, entidade responsável por todos os aspectos técnicos e administrativos da prova, no Norte, Niassa, Nampula e Zambézia terão um representante cada, disputando-se a competição regional entre os dias 1 e 3 de Agosto, na cidade de Quelimane. No Centro, Tete, Manica e Sofala far-se-ão representar, cada um, por duas equipas, jogando de 6 a 10, na Beira.

Em relação à Zona Sul, a cidade de Maputo terá cinco formações, província de Maputo, Gaza e Inhambane uma cada, decorrendo a sua etapa na capital do país, entre 15 e 17 de Agosto, com os participantes divididos em duas séries de quatro cada.

Recorde-se que a Liga Vodacom será repartida em quatro fases, a saber: regional, nacional, “play off”e final. Da regional para a nacional transitam oito clubes, sendo um do Norte, três do Centro e quatro do Sul, nesta última zona os dois primeiros classificados das séries.

A fase nacional decorrerá de 30 de Agosto a 29 de Novembro, no sistema clássico de todos contra todos em duas voltas, o que significa que cada equipa fará um jogo em casa e outro no terreno do adversário. Desta etapa qualificam-se quatro formações para os “play off”, a disputarem-se de 4 a 6 de Dezembro, à melhor de três, com o primeiro a defrontar o quarto e o segundo a jogar com o terceiro.
Na fase final, decisiva para o apuramento do vencedor da Liga Vodacom, teremos a 13 de Dezembro o jogo classificativo para terceiro e quarto. Entre 11 e 13 do mesmo mês a final propriamente dita, igualmente à melhor de três, com o respectivo vencedor a ser declarado campeão nacional e representante de Moçambique na edição de 2009 da Taça dos Campeões de África.