Africa Basquetebol

11 julho 2008

CABO VERDE : Tudo a postos para o Torneio Pré-Olímpico de Atenas

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB), Kitana Cabral, fez ontem, 10, o anúncio oficial da participação da selecção no Pré-Olímpico da Grécia. Cabral agradeceu a todos os cabo-verdianos, “desde o simples cidadão até os dirigentes do país, pelo carinho, interesse e apoio à selecção e FCBB”.

O combinado nacional segue hoje, 11, para Atenas, onde deve chegar por volta das 16h, horário local. Já os dirigentes da FCBB, que vão acompanhar a delegação, desembarcam no sábado, 12. “Quero dizer a Cabo Verde inteiro que o projecto olímpico é de todo o país. O basquetebol cabo-verdiano está com os dois pés em Atenas para defender e elevar nossas cores no mais alto patamar mundial da modalidade”, ressalta Cabral.

Dívidas a sanar

De acordo com o presidente da FCBB, alguns custos do estágio preparatório e do torneio em si não foram cobertos. Portanto, o governo deve entrar com mais verbas. “Com o apoio do gabinete do presidente da República, do primeiro-ministro, de alguns cidadãos anónimos e das empresas, conseguimos angariar um valor acima de 17 mil contos. O Estado, na primeira fase, entrou com 2500, mas no novo orçamento que fizemos, de 27 mil contos, o governo vai dar o dinheiro que falta”.

Kitana Cabral lembra que a FCBB garantiu aos credores que pagará as dívidas até a volta de Atenas. Para isso, membros da entidade terão um encontro com o primeiro-ministro para solicitar verbas.

Surpresa na qualificação

Quanto ao desempenho dos jogadores crioulos na qualificação, Cabral está optimista. “Temos feitos jogos e os resultados são bastante animadores. Confiamos muito, pois acreditamos que poderemos ser uma surpresa no torneio”.

O aprimoramento técnico e do entrosamento da equipa nas vésperas da competição também foi explicada por Cabral. “Falámos num orçamento de 44 mil contos e as pessoas o acharam exagerado. Mas ele foi estipulado para abranger desde a chegada dos atletas do Afrobasket de Angola até agora. Como não pudemos cumprir todo o programa, houve falhas, mas estas partidas amigáveis foram justamente para dar entrosamento à equipa”.

Cabo Verde venceu seu último desafio, a selecção do Líbano, por 90 a 88, na tarde ontem, em Paris.