Africa Basquetebol

23 abril 2008

ANGOLA : Taça: ASA perde mas dá replica ao 1º de Agosto

O 1º de Agosto venceu hoje, terça-feira, no pavilhão principal da Cidadela, em Luanda, o Atlético Sport Aviação (ASA) por 80-73, na primeira mão da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino.

Apesar da derrota, os "aviadores" levaram a decisão do jogo até ao final.

O poste do ASA Idelfonso Quiteculo foi o melhor marcador do encontro com 20 pontos, os mesmos que o seu companheiro Edmundo Ventura, ao passo que nos "militares" Carlos Almeida, com 18, foi o que mais se destacou.
Com este resultado, o 1º de Agosto fica a uma vitória da conquista da Taça de Angola. Mesmo que percam, na segunda volta, por menos de sete pontos os “militares” ficam com o troféu.
Ao contrário do que era esperado, o 1º de Agosto, campeão africano de clubes, encontrou muitas dificuldades para ultrapassar um adversário motivado pelo facto de disputar uma final 10 anos depois.
Sem nada a perder, uma vez que o nível dos seus jogadores não se equipara ao dos "rubro-negros", o ASA entrou para o recinto com objectivo de complicar o máximo o adversário e quiçá vencer a partida.
Foi com este pensamento que terminaram o primeiro quarto perdendo apenas por 23-14.
No segundo período, quando se esperava por um domínio "militar", o conjunto orientado por Carlos Diniz continuou a equilibrar e a três minutos do final do período vencia por 35-33.
Idelfonso Kiteculo, com 15 pontos, era o homem do jogo, mas o 1º de Agosto deu a volta ao resultado e terminou a frente do referido quarto com 10 pontos de diferença (46-36).
No terceiro quarto a história do jogo manteve-se com as duas equipas a jogarem de igual para igual, mas com os "rubro-negros" a manterem a vantagem.
No último período o 1º de Agosto optou pela contenção de bola gerindo a vantagem de sete pontos que trazia do quarto anterior.

O ASA ainda tentou virar o resultado, mas a experiência dos "militares" veio ao de cima e venceram o encontro por sete pontos de diferença (80-73).
A segunda mão disputar-se-á no dia 26 no mesmo recinto. Com arbitragem do trio Fernando Pacheco, Iracelmo Pinto e Figueiredo Cruz, as equipas alinharam da seguinte forma:

ASA: Wilson da Mata (02), Carlos Quibato (02), Filipe Abrão (03), Edmundo Ventura (20), Wilson Carvalho (00), Adolfo Quimbanba (10), Afonso Rodrigues (13), Francisco Gonçalves (03), Abdel Gomes (00), Hélder Ortet (00), Idelfonso Quiteculo (20), Cristovão Oliveira (00). Treinador: Carlos Diniz

1º de Agosto: Armando Costa (00), Marques Houtmam (06), Olímpio Cipriano (16), Kikas Gomes (09), Felizardo Ambrósio (04), Vlademir Ricardino (06), Francisco Jordão (10), Carlos Almeida (18), Miguel Lutonda (07), Rodrigo Mascarenhas (04), Hermenegildo João (00), Simão João (00). Treinador: Luís Magalhães