Africa Basquetebol

12 outubro 2007

MOÇAMBIQUE : Campeonato da Cidade em Seniores: “Alvi-negros” sob forte pressão

“Alvi-negros” sob forte pressão
“Alvi-negros” sob forte pressão

SE o Desportivo passar no decisivo e complicado duplo exame deste fim-de-semana, em que tem pela frente dois outros sérios candidatos ao título, então, a partir daí, pode dar-se ao luxo de dormir e sonhar à vontade, pois o troféu praticamente já estará nas suas vitrinas. Este é o quadro que se nos apresenta o Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo/Aeroportos de Moçambique, em Seniores Masculinos, que roda a segunda e terceira jornadas da terceira volta. Neste emaranhado em que se encontram, os “alvi-negros” defrontam esta noite o Ferroviário e, amanhã, o vizinho Maxaquene, em desafios que, indubitavelmente, arrastarão aos palcos muitos entusiastas da modalidade.

Maputo, Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2007:: Notícias

A caminhar para o seu final, o campeonato atravessa uma fase extremamente interessante, não somente devido à titânica discussão do título, como também em relação aos três acompanhantes do futuro campeão ao “Nacional” da Beira, marcado para o próximo mês de Novembro, apesar de ainda prevalecerem fortes dúvidas quanto à participação dos representantes da capital do país, que já manifestaram publicamente a sua discordância ao determinado pela Federação Moçambicana de Basquetebol.

À beira de voltar ao pedestal de honra, desta feita sob o comando de Carlos Ferro, um jovem da nova vaga de treinadores nacionais da “bola-ao-cesto”, o Desportivo vê-se, entre hoje e amanhã, debaixo de fogo cruzado. Esta noite, a partir das 19.15 horas, no pavilhão do Estrela Vermelha, o adversário chama-se Ferroviário, que vem fazendo uma perseguição cerrada aos líderes da prova. Os “locomotivas” prestam-se a ganhar, conquanto sabem que, se assim for, as suas esperanças ganharão mais consistência. Já os “alvi-negros”, o triunfo será um irrefutável sinónimo da conquista do título, mesmo considerando os desafios que ainda tem pela frente.

HIPOTECA “TRICOLOR”

Um desses desafios travá-lo-á precisamente amanhã, às 18.30 horas, no mesmo recinto, diante do Maxaquene. Trata-se do tradicional “derby” do nosso básquete sénior masculino, encerrando à sua volta a vizinhança e a rivalidade que sempre caracterizou os confrontos entre estes dois times, seja em que circunstância for. Devido aos últimos resultados, que não foram de todo satisfatórios, a equipa de Horácio Martins praticamente já hipotecou o título, em troca com a Académica, em curva ascendente, pelo que os “alvi-negros” poderão achar aqui fortes argumentos para chamar a si a vitória.

Esta noite, para além do sensacional Desportivo-Ferroviário, teremos no pavilhão do Desportivo o Eagle a jogar com Maxaquene, às 18.45 horas, e Académica diante da Conseng, a partir das 20.00. Completa a jornada o desafio entre Costa do Sol e Aeroporto (18.45), no recinto da Universidade.

Amanhã, as atenções estarão também viradas para o pavilhão do Desportivo, local do grande embate entre Ferroviário e Académica, às 17.30 horas. A segunda volta foi particularmente dominada pelos “estudantes”, que agora procuram subir ainda mais a escadaria, tendo em conta a nova realidade de poderem ser campeões. Será, por isso, outro teste bastante difícil para a formação de Carlos Alberto Niquice (Bitcho), após o complicado jogo da noite anterior.

Conseng-Costa do Sol (16.00), igualmente no recinto dos “alvi-negros” e Eagle-Aeroporto (16.00), no pavilhão da Universidade, completam a jornada, que, como dissemos, é polarizada pelo encontro Maxaquene-Desportivo.