Africa Basquetebol

09 outubro 2007

ANGOLA : Contrariedades marcam início de preparação do d´Agosto

As ausências de Ângela Cardoso, Jaqueline Francisco, ambas por lesão, Isabel Francisco Domitila Ventura por motivos escolares e Maria Afonso "Manú" por razões familiares marcaram o primeiro dia de preparação da equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto, que projecta a sua participação na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, a disputar-se de 18 a 30 do corrente mês, em Maputo, capital da República de Moçambique.
A extremo Ângela Cardoso, apesar de se fazer presente na sessão matinal de ontem, realizada no Pavilhão do Rio Seco, não se treinou com o grupo devido a lesão que a apoquenta nos joelhos esquerdo e direito. Em face disso, a atleta vai efectuar uma ecografia dos tecidos moles dos respectivos joelhos, e em função dos resultados seguir-se-á uma ressonância magnética para melhor diagnóstico.
Jaqueline Francisco com problemas no joelho esquerdo, tendo falhado igualmente a sessão de treinos de ontem, foi observada pela doutora Stela Maria Graciano e nos próximos dias poderá já integrar o grupo de trabalho a semelhança de Maria Afonso "Manú".
Entretanto, por razões escolares, as bases Domitila Ventura e Isabel Francisco passarão a treinar-se separadamente do resto do grupo, uma situação que Aníbal Moreira considera de bastante difícil dado aos objectivos traçados para a aludida competição.
"De facto, este início de preparação está a ser marcada por várias contrariedades. Temos duas atletas lesionadas, a Ângela Cardoso e Jaqueline Francisco, e como não bastasse as bases Domitila Ventura e Isabel Francisco por razões escolares não poderão treinar-se com o resto do grupo, ou seja, as duas atletas passarão a treinar-se separadas do grupo", lamentou Aníbal Moreira, que apesar destas contrariedades só pensa na revalidação do título africano.
"Nós, na qualidade de detentores do troféu continental, não pensamos noutro resultado senão na reconquista da Taça dos Clubes Campeões Africanos. Temos consciência das dificuldades que iremos enfrentar mas o nosso grande objectivo é a revalidação da taça", asseverou.
Até a data do embarque, os trabalhos de preparação irão incidir-se na manutenção da condição física sem obviamente descurar os aspectos técnicos e tácticos, em sessão diária, para manter os níveis.
Ontem, no primeiro dia de preparação, Aníbal Moreira privilegiou os aspectos técnicos e tácticos que culminou com lançamentos a longa e curta distância.

Integração de Bárbara
deixa satisfeito Aníbal Moreira


A integração da base Bárbara Guimarães, atleta que falhou a XX edição do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em Seniores Femininos, que se disputou de 19 a 30 de Setembro último no Senegal, deixou satisfeito o técnico principal do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), Aníbal Moreira.
"Não há dúvidas de que com a integração da Bárbara Guimarães, a equipa ganha mais consistência na posição um (base). É uma atleta com qualidades inquestionáveis e espero muito sinceramente poder contar com ela a cem por cento", disse.
Questionado sobre os adversários que irá encontrar no certame, Aníbal Moreira afirmou que a grande referência vai para o Ferroviário de Maputo, finalista vencida da edição passado. "Por estar a jogar em casa e na qualidade de finalista vencida o Ferroviário de Maputo no meu entender só será um adversário a ter em conta para além obviamente dos outros representantes".
No seio das atletas não se fala noutra coisa senão da revalidação da Taça dos Clubes Campeões Africanos.
Maria Afonso "Manú", a mais experiente do grupo a semelhança da Nacissela Maurício, assegurou ao “Jornal dos Desportos” que a equipa está unida com o único propósito "que é a revalidação do troféu".
"A nossa maior ambição é conquistar pela segunda vez consecutiva o título de campeã africana o que seria de facto bastante honroso para nós em particular como atletas e para o basquete angolano no geral".
MC