Africa Basquetebol

13 abril 2007

ANGOLA : Candidatos partem à “final Four”

Fernando Cunha

O XXIX Campeonato Nacional de Basquetebol Seniores Masculinos entra para a fase de grupos. Depois de ontem terem estado na quadra quatro das cinco equipas que compõem o ajuntamento da consolação, hoje entram em acção os três candidatos naturais ao “anel” de campeão – Petro de Luanda, 1º de Agosto e Interclube -, que serão acompanhados na disputa pelos quatro lugares que dão acesso à “final Four”, pelos ASA, Promade de Cabinda e CDUAN.
Pelos números produzidos durante a fase regular, o 1º de Agosto – invicto desde a abertura da temporada nacional (23 jogos sem qualquer derrota) -, é o principal favorito ao lugar soberano da tabela classificativa geral. O desempenho competitivo do clube agostino tem sido irrepreensível, mas terá de contar já com a forte oposição do seu eterno rival desportivo, o Petro de Luanda, em claro ascendente de forma, tendo entre os destaques individuais, o português Francisco Jordão, que da linha dos 6,25 metros, já vai dando os seus tiros certeiros.
O Grupo “A”, como é apelidado o “conclave” formado pelas seis melhores equipas classificadas na fase regular da prova, tem como principal atractivo para a ronda de abertura o encontro entre o Interclube e o Atlético Sport Aviação (ASA), às 16H00, no Pavilhão 28 de Fevereiro (ex-Bombeiros).
Há diferenciação entre o rendimento competitivo das duas equipas, sendo que, no global, o Interclube é, seguramente, superior. Porém, nos confrontos directos entre ambos na fase regular, o equilíbrio imperou na disputa. O Inter de Manuel Sousa “Necas” venceu os dois jogos, mas teve de suar as “estopinhas”, para somar os pontos atribuídos aos vencedores: 79-56 e 84-82 foram os resultados verificados.
Para hoje, os polícias são, naturalmente favoritos, mas terão de contar com a forte oposição dos pupilos dos estudioso treinador Carlos Diniz, que tem em Adolfo Kimbamba, Kibato, Wilson da Mata e Carlos Mendes, as principais figuras da “armada” que dirige.
Petro de Luanda e 1º de Agosto, sem desprimor as qualidades competitivas dos seus opositores, irão, seguramente, cumprir calendário diante da Promade de Cabinda e CDUAN, respectivamente, tal é o desnível estrutural entre ambos, com o pêndulo da balança a descair, no que toca as probabilidades de triunfo, em 99,9 por cento para o Petro de Luanda e 1º de Agosto, respectivamente.
O 1º de Agosto defronta o CDUAN, às 15H30, no anexo da Cidadela, ao passo que o Petro de Luanda e o Promade encontram-se no mesmo recinto, mas às 18H00.
Para amanhã o calendário do Grupo “A” reserva o seguinte cartaz: CDUAN-ASA (14H30), 1º de Agosto-Promade (16H00) e Petro de Luanda-Interclube (18H00). Todos os jogos disputam-se no Pavilhão anexo da Cidadela.