Africa Basquetebol

03 abril 2007

ANGOLA : 1º de Agosto revalida Taça de Angola, apesar da derrota diante do Interclube

O 1º de Agosto revalidou hoje o título da Taça de Angola sénior feminina de basquetebol, apesar de perder diante do Interclube, por 65-73, no jogo da segunda "mão" da final disputada no pavilhão número dois da Cidadela Desportiva, em Luanda, sob o signo de protesto de dirigentes da formação do Ministério do Interior.

Depois de ter vencido as campeãs nacionais por uma diferença de oito pontos (54-46), na primeira "mão", no pavilhão 28 de Fevereiro, as militares, embora em desvantagem no confronto de hoje, pelos mesmos números, beneficiaram dos critérios de validação da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).

Com o triunfo, nesta segunda "mão", a equipa da Polícia empatou a competição, mas, segundo o secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Tony Sofrimento, como a situação não está prevista nos regulamentos da sua instituição, recorreu-se ao do órgão mundial que contempla a forma de desempate (cesto haverás) por divisão.

Assim, as comandadas do técnico Aníbal Moreira, apesar do desaire, erguem e conservam o troféu no seu Clube, mesmo com os apupos dos aficcionados do Interclube, que em maioria estavam no pavilhão anexo da Cidadela.
O descontentamento dos adeptos da equipa, tecnicamente orientada por Apolinário Paquete, iniciou logo com o "embrolho" e a demora verificada na tomada de uma decisão sobre o desfecho da partida por parte da organização da prova.
Face a situação, os dirigentes do Interclube, na pessoa do seu presidente de Direcção, Alves Simões, garantiram à Angop, interporem um recurso junto da FAB, por formas ser revista a questão da atribuição do título da Taça de Angola ou mesmo a realização de um terceiro jogo para se encontrar o verdadeiro vencedor.
O 1º de Agosto conseguiu a qualificação para a final ao sair invicto na fase anterior, enquanto que o Interclube afastou, com alguma dificuldade, o Desportivo do Maculusso.
Assistiram a partida da final, entre outras personalidades, o presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) e igualmente do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição.