Africa Basquetebol

02 novembro 2015

CABO VERDE : Jogo cancelado


 Basquetebol: Jogo entre Bairro e SLAC cancelado

O jogo de eliminatória entre o Bairro Craveiro Lopes e a equipa do SLAC da Guine Conacri foi cancela por falta de comparência da formação visitante. Desta forma os canarinhos garantem desde já a qualificação para a fase final da liga dos Campões Africanos de Basquetebol, prevista para final deste ano em Angola.

O Bairro ganhou o passaporte directo para disputar a Liga dos campeões Africanos fruto da não comparência da SLAC, que somente no dia do embate entre as duas formações (esta quinta-feira, 29), emitiu um comunicado à Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, que não seria possível comparecer ao jogo.
“A equipa da Guiné Conacri não veio, e programou vir só no próximo dia 02. Nessa data não poderemos realizar a competição porque, segundo o regulamento da FIBA, tínhamos que organizar até o dia 30, daí que infelizmente não teremos partida, mas por outro lado garantimos a qualificação para a fase final, disse o presidente do Bairro Carlos Sena.
Apesar do apuramento, a direção do Bairro não ficou contente com o desrespeito da equipa da Guine Conacri, já que foram gastos montantes consideráveis para a organização da prova.
“Esta ausência trouxe consequências enormes, porque teremos custos de organização, nomeadamente com o pagamento dos bilhetes de passagem dos árbitros e dos comissários da FIBA, reservas de hotéis e toda logística montada em volta. São custos consideráveis para uma equipa pobre, num país também pobre. Por outro lado, contávamos com o patrocínio dos parceiros para assumir esse compromisso, resta saber como os suprir” lamenta.
Em termos desportivos Sena diz que é desmotivante para os atletas que vinham se preparando há já algum tempo. “Seria um excelente teste para por o plantel a prova, apesar de sabermos a real capacidade do conjunto. Mas os jogos sempre são importantes. Vamos dar continuidade a preparação da equipa com jogos internos mais a doer” explica.
Hélio Robalo