Africa Basquetebol

29 outubro 2012

ANGOLA : Associação do Bié projecta Supertaça Wlademiro Romero


Libolenses e militares levam basquetebol de primeira água ao Bié
Fotografia: Jornal dos Desportos
A província do Bié esmera-se ao máximo para acolher a realização da Supertaça de basquetebol sénior masculino, entre as equipas do Recreativo do Libolo e do 1º de Agosto, duas das melhores equipas a nível nacional. Segundo a organização do certame, todas as condições estão a ser criadas para que nada falta no dia 11 de Novembro, data que o país assinala 37 anos de Independência Nacional. O presidente da Associação provincial de basquetebol do Bié assegurou que os preparativos correm a bom ritmo. Carlos Manuel dos Reis afirmou que a província tem todas as condições criadas para acolher o desafio, uma vez que o basquetebol está em franco desenvolvimento nesta região do Planalto Central.
“Depois de realizarmos várias provas a nível dos escalões de formações, queremos que os bienos tenham a oportunidade de ver a evoluir duas das melhores equipas do basquetebol de Angola e de África”, disse. O presidente da Associação de Basquetebol do Bié disse que a sua direcção, em conjunto com a do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), já está a trabalhar para garantir as questões técnicas, administrativas e de alojamento. “É a primeira vez que acolhemos uma final da Supertaça na província do Bié. Muita gente vai querer ver o jogo e como o pavilhão é pequeno vamos cobrar os ingressos para limitarmos o número de pessoas no recinto de jogo”, disse.

Recinto
Pavilhão do Sporting pronto para o duelo


O pavilhão do Sporting Clube Petróleo do Bié vai ser o palco do jogo da Supertaça Vlademiro Romero, em basquetebol, entre o Recreativo do Libolo e do 1º de Agosto, marcado para o próximo dia 11 de Novembro na capital biena, Cuito. Carlos Reis, presidente da Associação de Basquetebol local, afirmou que o recinto tem condições técnicas para acolher o jogo de grande importância para abertura da época desportiva do “BAI Basket”. “Como sabemos, este é, de início, o único pavilhão que reúne condições para a realização deste jogo. Estamos a fazer os últimos arranjos, como testar os placard, aumentar o peso das tabelas e ajustar a mesa dos oficiais de jogo”, disse.
O dirigente disse ainda que a questão inerente ao jogo, como a nomeação dos árbitros, comissário e oficiais de mesa está a cargo da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), que a seu tempo dará a conhecer a organização de todo expediente. “O alojamento para acomodação das equipas e dos assistentes ao jogo estão garantidos, uma vez que estamos a fazer contactos com as duas melhores unidades hoteleiras da cidade do Cuito. O transporte interno das equipas também já está assegurado”, lembrou.

Supertaçaa
Bienos consideram “mais-valia” realização do certame na região

Interpelados pela equipa de reportagem do nosso jornal, os amantes do desporto no Bié dizem ser mais-valia a realização da Supertaçaa Vlademiro Romero, uma vez que a província necessita de mais impulso para o crescimento do basquetebol. O jornalista desportivo Lot Chicomba é de opinião que a Supertaça vai incentivar os jovens a aderirem à prática do basquetebol. “Nunca tivemos uma prova dessa natureza, se atendermos que as equipas do Recreativo do Libolo e do 1º de Agosto poderão explanar uma grande festa em prol do basquetebol”, disse
Lot Chicomba acrescentou que com a realização da Supertaça a província sai a ganhar uma vez que, como refere, “vai mostrar aos dirigentes António de Sousa, estudante do Instituto Médio de Educação, disse que “será um facto inédito” ver as estrelas do basquetebol nacional a jogarem na província do Bié. “Pratico basquetebol na equipa da minha escola e nunca vi de perto os atletas que admiro no basquetebol nacional. Essa será uma oportunidade para mim e os meus colegas podermos ver os melhores basquetebolistas do país”, justificou.
JC.

Segurança
Policiamento está assegurado

Para garantir o asseguramento do recinto durante o jogo da Super-Taça Vlademiro Romero estão disponibilizados os órgãos da Polícia Nacional, como os agentes da ordem Pública, do corpo de Protecção Civil e Bombeiro. O certame vai contar ainda com os técnicos de medicina da Cruz Vermelha de Angola. Carlos Manuel dos Reis afirmou que estes órgãos de asseguramento já foram notificados para esta finalidade. “Vamos ainda estabelecer um protocolo e o asseguramento da organização do jogo”. O responsável da Associação Provincial de Basquetebol (APB) do Bié assegurou ao Jornal dos Desportos que oportunamente vai ser feito o anúncio da comercialização de bilhetes para o certame, que em princípio deve acontecer no Pavilhão do Sporting. JC.