Africa Basquetebol

28 dezembro 2011

BASQUETEBOL AFRICANO: Tunísia interrompe hegemonia angolana

DECIDIDAMENTE, Tunísia quebrou este ano a hegemonia angolana na bola-ao-cesto continental. Com efeito, depois da vitória no Afrobásquete de Madagáscar, em que derrotou Angola na final, agora, em Marrocos, foi a vez da competição de clubes, com o Etoile a destronar o 1º de Agosto, seu adversário na derradeira partida, ganhando pela convincente diferença de 22 pontos (82-60).
Em 26 edições já disputadas da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em Seniores Masculinos, o Etoile Sportive da Tunísia tornou-se a 16ª equipa a vencer a prova e é o seu primeiro anel continental, que o coloca no “ranking” liderado pelo 1º de Agosto, com seis títulos.
A Tunísia tornou-se, pela primeira vez no seu historial, campeã africana da modalidade por intermédio da sua selecção e quis o destino que, a nível de clubes, fosse um representante angolano, o 1º de Agosto, a “oferecer” o primeiro título à equipa do Etoile.
Os tunisinos, ao que tudo indica, apareceram em 2011 com a disposição de interromper a hegemonia de Angola no Continente Africano e tornar-se na nova força do basquetebol, depois de duas décadas e meia de domínio angolano, quer a nível de selecções quer de clubes. O Etoile festejou de forma efusiva por ter conquistado o seu primeiro título e por ter conseguido a tão esperada desforra, depois de ter perdido o título frente ao 1º de Agosto, em casa, na final de 2008, competição disputada na região de Sousse.
A equipa militar angolana disputou a sua nona final na Taça dos Clubes Campeões Africanos. Com seis títulos já conquistados, o 1º de Agosto lidera o “ranking”, que inclui o Maxaquene, vencedor em 1985.
Na classificação final, Etoile Sportive ficou em primeiro lugar, seguido do 1º de Agosto, ASS de Marrocos, Petro de Luanda, BC Mazembe da RD Congo, Alhoceima de Marrocos, Recreativo do Libolo de Angola, Union Bank da Nigéria, Al Ahly da Líbia, Urunani do Burundi, Royal Hoopers da Nigéria e Malabo Kings da Guiné-Equatorial.
Enquanto isto, o poste tunisino Ben Romdhane foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da prova.
Romdhane, que está a caminho do 1º de Agioto, foi o melhor marcador da sua formação, com 21 pontos, seguido do seu companheiro de equipa, Kemp, que anotou 17 pontos.

Título feminino para angolanas
O Interclube de Luanda revalidou o título de campeão africano de clubes, conquistado no ano passado, ao vencer, em Lagos, na Nigéria, a turma local do First Bank por 81-55.
O outro representante angolano no torneio, o Grupo Desportivo do Maculusso, ficou na quarta posição, ao perder nas classificativas do terceiro lugar por 57-66 diante do Deep Water, da Nigéria.
Este troféu do Interclube reforça a hegemonia do basquetebol feminino angolano em 2011, depois de a selecção conquistar o seu primeiro título africano, em Setembro, no Mali, que lhe garantiu o apuramento aos Jogos Olímpicos de Londres-2012.