Africa Basquetebol

23 dezembro 2011

Afrobásquete-2013 na Costa do Marfim

A 27ª Edição do Campeonato Africano de Basquetebol de Seniores Masculinos, em 2013, será na Costa do Marfim, segundo decisão tomada pelo Comité Executivo da FIBA-África.Maputo, Sexta-Feira, 23 de Dezembro de 2011:: Notícias

Três países, designadamente Ruanda, Tunísia e Costa do Marfim, havia submetido a sua candidatura para acolher a maior competição basquetebolística do continente, tendo, após uma análise minuciosa a cada uma, a FIBA-África decidido atribuir a organização da prova aos costa-marfinenses.
Aliás, trata-se de uma reposição do Afrobásquete na Costa do Marfim, uma vez que a edição deste ano, que por alternativa acabou tendo lugar em Madagáscar, tinha sido agendado para aquele país da África Ocidental. Só que a guerra civil que se travou, com particular realce na sua capital, Abidjan, inviabilizou a realização do evento em terras marfinensas.
Concretamente, o Afrobásquete-2013 decorrerá em Abidjan, no período de Agosto e Setembro, com a participação de 16 selecções. Dois pavilhões acolherão os jogos, designadamente o Palácio dos Desportos de Treichville, com capacidade para três mil espectadores; e o novo complexo, para oito mil pessoas, cuja construção terá início próximo mês de Janeiro.
Entretanto, o Comité Executivo da FIBA-África indica que as candidaturas para a organização do Afrobásquete de 2015 encontram-se abertas desde Julho passado.