Africa Basquetebol

30 outubro 2009

MOÇAMBIQUE : LIGA NACIONAL VODACOM - Beira novamente na crista da onda

AS repercussões do gigantismo evidenciado pelo Ferroviário da Beira, no seu terreno, na transacta dupla jornada, cujo clímax foi o claríssimo triunfo sobre o então líder Desportivo pela marca de 89-75, não se fizeram esperar. É verdade que o seu homónimo da capital do país, no dia seguinte, soube aproveitar-se da euforia chivevense para arrancar uma importante vitória, no entanto, não é menos certo que os adversários que se seguem, nomeadamente Maxaquene e Costa do Sol, não escondem o seu receio, numa altura em que a fase regular da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom caminha para o seu epílogo.

Neste momento, faltam três jornadas para o final desta etapa, sinónimo de que, após este fim-de-semana, ficaremos com apenas uma ronda – a décima quarta, altura em que, definitivamente, iremos conhecer a posição de cada uma das quatro formações que transitarão para as meias-finais, a serem disputadas no sistema de “play-off”, à melhor de três.

Teoricamente, e em função da classificação actual, qualificados estão Ferroviário de Maputo, Desportivo, Maxaquene e Ferroviário da Beira. Os três primeiros somam 20 pontos cada, diferenciando-se somente pelo coeficiente, que é de 1,3461 para os “locomotivas”, 1,2519 para os “alvi-negros” e 1,2476 para os “tricolores”. Por seu turno, os beirenses têm 18 pontos, mais dois que o seu mais directo concorrente pela quarta vaga, o Costa do Sol.

As restantes três equipas participantes na prova possuem 13 pontos, Desportivo da Beira e Benfica de Quelimane, e 11, a Real Sociedade.

Com a cidade da Beira novamente na crista da onda, os “locomotivas” locais vêem-se com bastas possibilidades de alcançar o triunvirato da frente, desde que, claro está, consigam ganhar em ambas as jornadas. O primeiro oponente, esta noite, a partir das 20.30 horas, no pavilhão dos Desportos, é, coincidentemente, o seu adversário mais directo: Costa do Sol. Prevê-se uma partida bastante equilibrada e empolgante, com os beirenses favoritos em todos os pontos de vista, mas também, com os “canarinhos” interessados em vingar-se da “chapa 100” da primeira volta, em Maputo.

Às 18.30 horas, Desportivo da Beira enfrenta Maxaquene, com tudo a conjugar-se para uma vitória sem grandes dificuldades para os “tricolores”. Ainda esta noite, em Quelimane, mais concretamente no pavilhão da Favezal, Benfica recebe Ferroviário de Maputo, a partir das 20.30, enquanto no recinto do Estrela Vermelha, na capital do país, Real Sociedade joga com Desportivo.

A festa da bola-ao-cesto no Chiveve, em redor da fase regular da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom prolongar-se-á até amanhã, com o grande embate entre Ferroviário da Beira e Maxaquene, que em ocasiões anteriores travaram jogos espectaculares e mostrando que ambos entendem muitíssimo bem da matéria.

Desportivo da Beira-Costa do Sol é o outro desafio marcado para o pavilhão dos Desportos, enquanto, em Quelimane, os “encarnados” terão pela frente o Desportivo.
Esta dupla jornada, que compreende a 12ª e a 13ª, conclui-se no domingo, no pavilhão do Estrela Vermelha, quando Real Sociedade receber Ferroviário.

28 Comments:

Enviar um comentário

<< Home