Africa Basquetebol

23 outubro 2009

ANGOLA : 1º de Agosto e Petro decidem troféu no Lubango

O desafio entre as formações do 1º de Agosto e o Petro de Luanda, referente à décima sétima edição da Supertaça Wlademiro Romero, prova que opõe o campeão nacional ao finalista vencido da Taça de Angola, inicialmente agendado para o dia 31 do mês em curso, na cidade capital da província da Huíla, Lubango, deverá ser transferido para o dia 1 de Novembro, a pedido dos petrolíferos, neste momento a cumprirem estágio de pré-temporada algures em Portugal. A petição de adiamento dos petrolíferos da capital deu já entrada na Federação Angolana de Basquetebol (FAB), mas à luz do preceituado nos instrutivos da Direcção de Organização de Competições do órgão reitor da modalidade, datado de 31 de Junho de 2009 e chancelado pelo Prof. Nuno Fernandes, será indeferida.
No instrutivo a que nos reportamos, a FAB indica que o período de estágio das equipas vai de 5 a 29 de Outubro de 2009 e que a disputa da Supertaça “Wlademiro Romero” seria jogada a 6 de Novembro, no pavilhão da Nossa Senhora do Monte, na cidade do Lubango. Entretanto, face ao engajamento do campeão nacional, 1º de Agosto, do finalista vencido da Taça de Angola, Petro de Luanda e do Atlético Sport Aviação nas preliminares da Taça de África dos Clubes Campeões, a partir de 6 de Novembro, na cidade de Harare, Zimbabwe, a federação remarcou a Supertaça para 31 de Outubro, situação que acabou por estrangular a programação da Associação Provincial da Huíla, entidade co-organizadora do evento.
Em função deste cenário, o Petro de Luanda tem poucas hipóteses de ver sancionado favoravelmente o seu pedido de adiamento, face à não observância do preceituado nos instrutivos da Direcção de Organização de Competições. De resto, a Associação Provincial da Huíla tem pouco espaço de manobra face aos transtornos que provocará uma eventual alteração.
A FAB vai nas próximas horas analisar o pedido de adiamento do Petro de Luanda, depois de ouvida a sua filiada da Huíla que, no fundo, também tem uma palavra a dizer neste imbróglio. De resto, a bem do espectáculo e do desenvolvimento da modalidade o bom senso vai imperar, até porque a federação não pretende um vencedor administrativo.
O Petro de Luanda face à violação dos regulamentos devia ser sancionado, pois quando partiu para o estágio sabia das normas, ainda assim fez as malas e abalou para o exterior.