Africa Basquetebol

22 dezembro 2007

TAÇA dos CLUBES AFRICANOS : Do 5º ao 12º

As equipas do Niger Potter da Nigéria e APR do Rwanda discutem hoje o sétimo lugar da 22ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol, que encerra no pavilhão principal da Cidadela Desportiva. Dado o nível técnico das duas equipas prevê-se uma boa partida de basquetebol.

Os nigerianos do Niger Potter estão habituados a um campeonato bastante competitivo, onde se realizam muitos jogos e valem-se por serem mais altos em relação ao adversário.

Por outro lado, os nigerianos querem provar que o direito adquerido no jogo de ontem (em que venceram ASB Kauka do Congo Democrático, para disputar o quinto lugar não é obra do acaso.

A contrapor esta tese estará os rwandeses do APR, que ontem derrotaram o BC Onatra da RDC por 64-41. Porém têm a seu desfavor o facto de serem mais baixo e terem uma capacidade concretizadora inferior a do Niger Potter. No entanto são mais rápidos na transposição da bola defesa/ataque.

O jogo está previsto para as 13 horas no pavilhão principal da Cidadela.Duas horas mais cedo (as 11 horas) jogam para o sétimo lugar, BC Onatra e ASB Kauka. As duas equipas conhecem-se perfeitamente pois ambas vêm do campeonato nacional do Congo Democrático.Ainda assim, BC Onatra detêm maior dose de favoritismo.

O ASB Kauka tem bom início de jogo mas perde-se no final, o que deixa a entender que a equipa acusa desgaste físico.Ante a este situação, o individualismo fala mais alto e o rendimento no jogo baixa consideravelmente.

Dos valores individuais ressalta-se a prestação de Buzangu Michael, nos dois pontos, mas a equipa deve jogar pensando no colectivo. Recorde-se que a equipa derrotada ocupará a oitava posição.

RESULTADOS

Dia 20

BC Onatra (RDC)-1º de Agosto (Angola) (46 – 104)

ASB KAUKA (RDC)- Petro de Luanda (Angola) (45 - 79)

Niger Potters (Nigéria) - Interclube (Angola) (56 –65)

APR Rwanda - ABC (Côte d’Ivoire) (37 – 81)

Classificativas do 9º ao 12 lugar (Cabinda)

Dia 20

Stade Malien (Mali) - MBC Guiné (45 – 57)

ASPAC Benin - Ferroviário da Beira (Moçambique) (55 – 50)

Meias – finais (Luanda)

1º de Agosto - ABC da Cote d’Ivoire (68-63)

Petrro de Luanda – Interclube (59-43)

(Hoje)

Disputa do terceiro lugar (Luanda)

ABC da Cote d’Ivoire - Interclube

Final (Luanda)

1º de Agosto – Petro de Luanda

MBC ocupa nona posição

Joaquim Suami, em Cabinda

A equipa do MBC da Guiné Conacry venceu ontem a tarde, no pavilhão multiuso do Tafe, em Cabinda, a formação do ASPAC do Benin, por 55-50 e ocupou a nona posição da competição. A formação do MBC, mais forte e organizada, entrou para a quadra de jogo com o pensamento na vitória.

A equipa do Benin, comandada pelo técnico Basile Klegou, tentou mudar o seu estilo de jogo para virar o resultado do primeiro quarto, mas o MBC esteve sempre atento às movimentações do adversário, o que lhe permitiu vencer a etapa por 15-10.

No segundo quarto, a formação do ASPAC entrou com outra postura em campo e fruto do empenho que mostrava, ascendeu de nível, surpreendendo o MBC em alguns momentos do desafio.

Os guinenses com a lição bem estuda, organizaram-se em todas as posições sob a orientação do seu técnico Keita Lancinet, tomaram conta do jogo e derrotaram o ASPAC neste período por 30-23.No terceiro quarto, o ASPAC surpreendeu toda a gente no pavilhão do Tafe pela sua ascendência, tendo dominado toda a etapa.

Esta situação fez com que os guinenenses perdessem o controlo do desafio apesar de terem vencendo o período por 41-37.No último quarto, as duas formações estavam a jogar sob o signo do equilíbrio, a fim de se evitar erros.

Notou-se nesta etapa pouca produtividade das equipas. O MBC fez muitos lançamentos nos últimos quatro minutos e ganhou a partida por 55-50.

FICHA TÉCNICA

Pavilhão multiuso do Tafe:Com arbitragem de António Bernardo (Angola), Osvaldo Neto (Angola) e António Campos (Angola). As equipas alinharam e marcaram da seguinte forma: MBC (55): Alion Mamadou (8), Câmara Amadou (0), Kone Abdulaye (2), Conde Seku (10), Gueye David (12), Keita Mohamed (0), Câmara Djoubaro (2), Soumaoro Mandi (0), Conde Sekou (2), Diack Biran (3), Conde Moustapha (10) e Sano Ousahane (6).Técnico: Keita Lancinet. ASPAC (50): Sgbohan Cyrille (8), Chabi Aboudou (2), Nato Ernest (7), Hounnou Brice (2), Yaron Kader (0), Adognon Landry (0), Borokini Oludare (2), Quenum Alexandre (10), Honfoga Francois (0), Chadare Leonce (0) e Quenum Romarir (19).Técnico: Basile Klegou.Resultado final: 55-50

Stad Maliené o 11º colocado

O Stade Malien do Mali, equipa mais fraca da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol, surpreendeu ontem, no pavilhão do Tafe, ao vencer a formação do Ferroviário da Beira de Maçambique, por 65-45.Com esta vitória o Stade Malien posicionou-se em 11º lugar da tabela classificativa, na sua primeira participação em provas do género.

Na primeira etapa do desafio, o Stade Malien mostrou que é uma equipa a respeitar, apesar de ter uma participação negativa na fase preliminar da competição. Os malianos, entraram bem, dominaram o jogo e deixaram os moçambicanos em total desordem.

O Stade Malien evoluiu consideravelmente nos últimos dois jogos, o que motivou o conjunto a melhorar a postura na prova. Os moçambicanos entraram como favoritos, mas o baixo nível competitivo que apresentavam não lhes dava garantias de vencer o jogo.

Os malianos aproveitaram e venceram o quarto por 28-17. No segundo período, o Stade Malien criou muitas dificuldades ao adversário.

O Stade Malien dominou o desafio o que lhe garantiu a vitória por 42-30.No terceiro e quarto período, a equipa maliana, fez o seu jogo sem pressão, o que garantiu a vitória por 65-45. J.S