Africa Basquetebol

08 maio 2007

MOÇAMBIQUE : Campeonato da Cidade em Femininos: D. Águia em voo xuberante

INICIALMENTE surpresa aos olhos dos menos atentos, passou agora à realidade irrefutável: o Desportivo pretende fazer da presente temporada basquetebolística um verdadeiro regresso ao reinado no escalão de seniores femininos. As condições, pelo menos até aqui, estão criadas e lhe são perfeitamente favoráveis. O mote foi dado no Torneio de Abertura e no Campeonato da Cidade de Maputo em curso, a D. Águia vem evidenciando um voo exuberante. Os dois principais candidatos ao título vão, paulatinamente, se rendendo às evidências, senão vejamos: à vitória frente ao Ferroviário, na jornada anterior, somou agora o triunfo sobre o ISPU por 57-52, comandando isolado a prova.
É inequívoco que o reforço da super experiente e internacional Nádia Rodrigues tem sido magnífica e determinante na prestação das “alvi-negras” – por exemplo, anotou 15 pontos diante das “universitárias” -, contudo, é importante referir, também, o mérito de atletas como Anabela Cossa, Valerdina Manhonga e Cátia Halar, bem como do próprio técnico Nazir Salé (Nelito), que soube ir buscar pedras fundamentais como Luisa Wate, que efectuou uma bela partida e contribuído com 11 pontos.

A carreira do Desportivo tem sido a todos os títulos extraordinária, sobretudo porque, enquanto Ferroviário e ISPU conseguiram se reforçar através de jogadoras-referência no panorama da nossa bola-ao-cesto, ao seu ninho apenas um nome sonante (Nádia Rodrigues) foi lá cair. Mesmo assim, claro, sem descurar as outras artistas pendulares, Nelito está a conseguir construir um time forte e bastante competitivo, juntando-se agora no grupo dos principais candidatos à conquista do título.
É nesta esteira, pois, que surgem com naturalidade estes triunfos, o último dos quais, por cinco pontos (57-52), diante de conhecidas estrelas como Tânia Wachene, Aleia Rachide, Ana Flávia Azinheira, Iracema Ndauana, Ana Branquinho e Amélia Macamo, todas elas internacionais.

Numa ronda em que o Ferroviário esteve de folga, no outro desafio, Maxaquene derrotou Académica pela marca de 50-27.

Desportivo lidera invicto o campeonato com seis pontos, seguido do Maxaquene, quatro, ISPU, Ferroviário e Académica, três cada.

TAÇA MAPUTO

Maxaquene e Costa do Sol obtiveram duplo triunfo no começo da Taça Maputo em Seniores Masculinos, no qual foi referência o “derby” entre os vizinhos e velhos rivais. Os “tricolores” ganharam ao Aeroporto por 77-50 e ao Desportivo pela marca de 61-52, enquanto os “canarinhos” venceram Conseng (73-46) e Aeroporto (86-60), respectivamente.
Noutros embates, Desportivo bateu Académica por 52-46 e Ferroviário, que se estreou já na segunda jornada, derrotou Conseng pela marca de 80-55.

4 Comments:

Enviar um comentário

<< Home