Africa Basquetebol

05 março 2015

ANGOLA : Libolo e Sporting com dupla tarefa



Sportinguistas e libolenses vão disputar três partidas num espaço de cinco dias
Fotografia: Jornal dos Desportos
Com as atenções viradas para a primeira mão dos quartos-de-final da 27ª edição da Taça de Angola de basquetebol, em seniores masculinos, as formações do Recreativo do Libolo e do Sporting de Benguela vão aproveitar o fim de semana para se defrontarem, para acerto de calendário da 37ª edição do BIC Basket, competição que regista nesta altura segunda pausa, depois do termo da segunda volta da fase regular.
Apesar do interregno da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos,   a área técnica da FAB vai aproveitar para agendar as partidas dos quartos-de-final da Taça de Angola, os verdes e brancos das Acácias Rubras e os libolenses vão fazer o acerta de calendário do BIC Basket.
Face ao envolvimento do grémio de Calulo na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, em que conquistou o título africano, aliado à onda de lesões, o Recreativo do Libolo foi obrigado a adiar algumas das partidas do BIC Basket. Curiosamente, o Recreativo do Libolo e  o Sporting de Benguela vão defrontar-se no Pavilhão do Dream Space, em Viana, para a primeira mão dos quartos-de-final da segunda maior competição a nível da “bola ao cesto”.
 A formação do Recreativo do Libolo deve seguir viagem para Benguela, em princípio hoje, ou nas primeiras horas de amanhã, para defrontar na sexta-feira e sábado, o Sporting de Benguela.
Actual quinto classificado do BIC Basket, com 25 pontos, a formação do Recreativo do Libolo vai procurar vencer as três partidas que tem por realizar,  duas com  o Sporting de Benguela e uma com Comité Desportivo da Marinha de Guerra, encontro agendado para o dia 13 do mês em curso, para terminar em terceiro lugar na fase regular do BIC Basket.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, Emanuel Trovoada, adjunto do português Norberto Alves, assegurou que o grupo está com o moral em alta, apesar de alguns atletas estarem ainda limitados. “Felizmente, o grupo está com o moral em alta. Com excepção de Olímpio Cipriano que recupera satisfatoriamente da  lesão, o resto do grupo está de boa saúde e vamos para Benguela com o propósito de arrancar os quatro pontos”, asseverou
Emanuel Trovoada, técnico que conduziu a Selecção Nacional no torneio de apuramento aos Jogos Africanos do Congo Brazzaville, prova que decorreu de 21 a 28 de Fevereiro último, em Bulawayo, Zimbabwe. Em seis partidas, os angolanos alcançaram igual número de triunfos e asseguraram o passe de acesso aos Jogos Africanos.
Com um conjunto de longe inferior, quer em  termos de valores individuais, quer em termos colectivos, a formação do Sporting de Benguela vai procurar dificultar ao máximo as pretensões dos actuais campeões nacionais. Entretanto, a equipa do 1º de Agosto venceu a fase regular do BIC Basket, com 35 pontos, contra 33 do Atlético Petróleos de Luanda, na segunda posição.