Africa Basquetebol

26 fevereiro 2015

ANGOLA : Angola defronta Seychelles no zonal


A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos defronta no final da tarde de hoje as Seychelles, em partida referente à segunda jornada da segunda volta do torneio de apuramento aos Jogos Africanos do Congo Brazzaville, competição que decorre em Bulawayo, Zimbabwe, e termina a 28 do mês em curso.

Depois de ter vencido as Seychelles por expressivos 117-55, na segunda jornada da primeira volta do torneio, que apura apenas o primeiro classificado para os Jogos Africanos do Congo Brazzaville, prova marcada para o mês de Setembro do ano em curso, o combinado nacional, sob orientação da dupla técnica Emanuel Trovoada e Manuel da Silva "Gi", vai em busca da sua quinta vitória consecutiva no certame.

Inserido no Grupo I, ao lado das congéneres do Zimbabwe, país anfitrião, África do Sul e Seychelles, a Selecção Nacional, que a partir do dia 31 de Maio próximo começa a ser dirigida pelo técnico espanhol Ramón López Suárez "Moncho López", tem passeado toda a sua classe na prova, a julgar pelo nível dos seus adversários,   de longe inferior ao dos  hendecacampeões africanos.
Hoje, frente às Seychelles, o "cinco" nacional vai procurar alcançar mais uma chapa 100, a fim de manter o ciclo de triunfos na competição.
Reconhecendo as qualidades técnicas dos integrantes da Selecção Nacional, o técnico das Seychelles vai procurar montar uma equipa que seja capaz de dificultar ao máximo as acções ofensivas dos angolanos.
O base Armando Costa e o poste Eduardo Mingas têm sido as unidades em grande destaque no "cinco" nacional, sem desprimor para os demais integrantes do grupo, com particular realce para os estreantes Carlos Cabral, Pedro Bastos e Afonso Rodrigues. A Selecção Nacional lidera o torneio de apuramento aos Jogos Africanos, com oito pontos, mercê de quatro vitórias em igual número de jogos.
Ontem, o combinado nacional que amanhã, sexta-feira, volta a medir forças com o Zimbabwe, país anfitrião, voltou a derrotar a África do Sul, em partida referente à primeira jornada da segunda volta do torneio de apuramento aos Jogos do Congo Brazzaville.Apesar da ausência de Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Milton Barros, Hermenegildo Santos, Yanick Moreira e Joaquim Gomes "Kikas", atletas que fazem parte do núcleo duro, a Selecção Nacional continua a evidenciar classe, quer em termos ofensivos quer defensivos.
Entretanto, o combinado nacional tem este ano a missão de conseguir o passe de apuramento aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, quando disputar de 19 a 30 de Agosto do ano em curso, na Tunísia, a fase final do Campeonato Africanos das Nações, Afrobasket.