Africa Basquetebol

25 fevereiro 2015

ANGOLA : Selecção mostra coesão defensiva



Pupilos de Emanuel Trovoada continuam em alta no torneio de Bulawayo competição que encerra este sábado
Fotografia: José Soares
A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculino continua a passear a sua classe, no torneio de apuramento aos Jogos Africanos do Congo Brazzaville, prova que decorre em Bulawayo, Zimbabwe, apresenta nesta altura o estatuto de melhor defesa, com uma média de 51 pontos sofridos por cada partida.

Apesar de estar desprovido de seis das suas principais unidades, designadamente, Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Joaquim Gomes “Kikas”, Milton Barros, Hermenegildo Santos e Yanick Moreira, o combinado nacional que  tem assegurada a  presença na fase final do Campeonato Africano das Nações de 2015, competição a decorrer de 19 a 30 de Agosto, na Tunísia.
Sob orientação da dupla técnica Emanuel Trovoada e Manuel da Silva “Gi”, ambos adjuntos do espanhol Ramón López Suárez, ou simplesmente, Moncho López, técnico que foi contrato recentemente pela direcção da FAB, o cinco nacional tem mostrado boas exibições no torneio de Bulawayo, prova que encerra a 28 do mês em curso.
Inserido no Grupo I, ao lado das selecções do Zimbabwe, país anfitrião, África do Sul e Ilhas Seyshelles, a Selecção Nacional que este ano vai em busca do seu 12º  anel continental na Tunísia, ainda não encontrou resistência por parte dos seus adversários  rendidos às qualidades do basquetebol angolano.
Os resultados alcançados até à entrada da terceira jornada, atestam perfeitamente a superioridade dos hendecampeões africanos. Para além de ter a melhor defesa, o combinado nacional tem igualmente o melhor ataque do torneio. Na estreia, a Selecção Nacional começou por derrotar o país anfitrião, por expressivos 100-47, para não variar, os pupilos de Emanuel Trovoada voltaram a aplicar a chapa 100 desta frente as Ilhas Seyshelles, a quem venceram por 117-55.
Em duas partidas, o “cinco” nacional marcou 217 pontos, o que representa uma média de 108,5 pontos por encontro e sofreu 102 pontos, o que dá uma média de 51 pontos por  partida. Entretanto, os estreantes Carlos Cabral, Pedro Bastos e Afonso Rodrigues continuam em grande plano no torneio de apuramento aos Jogos Africanos do Congo Brazzaville, competição marcada para o mês de Setembro.
Depois de assegurar o passe de acesso aos Jogos Africanos do Congo Brazzaville, a Selecção Nacional vai virar as baterias para o Campeonato Africano das Nações da Tunísia, prova selectiva aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, em 2016. O combinado nacional vai em busca da sua sexta presença em Jogos Olímpicos, depois de Barcelona/1992, Espanha, Atlanta/1996, Estados Unidos da América, Sidney/2000, Austrália, Atenas/2004, Grécia, e Pequim/2008, China.

PREPARAÇÃO
Equipa do 1º Agosto prossegue estágio em Cabo Verde

A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto prossegue de forma animada o estágio de dez dias que efectua a Cabo Verde, onde tem em agenda  jogos-treinos com equipas locais e com a selecção cabo-verdiana. O treinador-adjunto do 1º de Agosto, Wagner Costa, explicou a Inforpress que a escolha de Cabo Verde para realizar o estágio deve-se ao facto de a equipa angolana ter contado, recentemente, nas suas fileiras com os serviços do actual seleccionador de Cabo Verde, Rodrigo Mascarenhas e do capitão Mário Correia.
A formação do Clube militar aproveitou a paragem do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo BIC Basket, para intensificar os treinos em solo cabo-verdiano, onde para além da selecção local vão jogar com as equipas do Bairro e do ABC, ambas da Cidade da Praia. Os treinos da equipa angolana acontecem no Gimnodesportivo Vavá Duarte, na Cidade da Praia. O 1º de Agosto, actual vice-campeão nacional, já foi campeão de África por oito vezes.

A equipa rubro e negra está fortemente apostada na conquista do título nacional perdido o ano passado em favor do Recreativo do Libolo que terminou na primeira posição da fase regular da 37ª edição do BIC Basket, com 35 pontos. Os militares vão entrar para a fase de grupos com um ponto de bonificação. Entretanto, o BIC Basket organiza este fim de semana mais três partidas que vão marcar o encerramento da fase regular.