Africa Basquetebol

24 janeiro 2015

ANGOLA : Petro e Libolo em novo confronto



Recreativo do Libolo quer travar o ciclo de vitórias do Atlético Petróleos de Luanda
Fotografia: Jornal dos Desportos
Ainda desprovido das suas principais estrelas, a formação do Recreativo do Libolo  volta a defrontar hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Atlético Petróleos de Luanda, em partida de maior destaque da segunda jornada da segunda volta da fase regular da 37ª edição do BIC Basket. O desafio vai servir de acerto de contas para os campeões nacionais que perderam os últimos dois embates com a equipa do Eixo Viário.
Num espaço de duas semanas, os petrolíferos da capital e os libolenses vão protagonizar esta noite o terceiro duelo da época.
O primeiro duelo aconteceu no dia dez do mês em curso, no Pavilhão Palanca Negra Gigante, em Malanje, para a final da Supertaça Wlademiro Romero, com o triunfo a sorrir para a equipa petrolífera, por 88-75.
A uma semana, isto no dia 16, os petrolíferos da capital foram arrancar mais uma vitória, em pleno Pavilhão do Dream Space, em Viana, quartel general do Recreativo do Libolo, desta, por 100-91, desafio a contar para a primeira volta da fase regular da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, agora designado BIC Basket.
O Libolo que baixou drasticamente de rendimento, depois de ter conquistado na Tunísia, a Taça dos Clubes Campeões Africanos, em Dezembro último, inscrevendo pela primeira vez o seu nome nos anais da história da Fiba-Áfrique, vai seguramente, esta noite, tentar inverter a balança que pende ao seu desfavor.
O técnico ao serviço da formação da vila de Caculo, Norberto Alves, tem apontado a fadiga da sua rapaziada para justificar os sucessivos desaires.
Daí que, tenha aproveitado o curto interregno que a prova maior da “bola ao cesto” registou para recuperar os seus pupilos que já levam aproximadamente trinta jogos.
 Apesar dos atletas Carlos Morais, Olímpio Cipriano e Braúlio Morais estarem a fazer já trabalhos de campos, depois de longo período de recuperação, em face das intervenções cirúrgicas a que foram submetidos, o regresso às quadras continua ainda no segredo dos deuses.
Entretanto, do lado petrolífero, o moral continua em alta, em face da excelente prestação que tiveram ao logo do primeiro turno do BIC Basket.
O experiente base Paulo Santana deixou de ser preocupação clínica e pode ser uma das novidades do cinco inicial do camaronês Lazare Adingono, para o embate deste noite, que se espera bastante disputado, a julgar pela qualidade dos dois planteis.
Os petrolíferos da capital estão “obrigados” a vencer hoje o seu opositor, sob pena de se ver distanciado do, 1º de Agosto, com quem partilha o primeiro lugar da tabela classificativa, com 21 pontos.
Ainda que a equipa do Eixo Viário leva consigo duas vitórias, contra nenhuma do grémio de Calulo, a partida de mais logo vai ser jogada sob signo de equilíbrio.