Africa Basquetebol

11 junho 2014

CABO VERDE : Atlântico é campeão regional do Fogo


Basquetebol: Atlântico é campeão regional do Fogo

A formação desportiva do Atlântico sagrou-se na noite desta terça-feira, 10, campeã regional de basquetebol do Fogo ao bater a Juventude por 67-63 no terceiro e decisivo jogo de play-off, disputado no Polidesportivo Simão Mendes em São Filipe.

Depois de alguns minutos de atraso, a bola rolou no jogo de basquetebol mais aguardado do regional do Fogo. Com dezenas de adeptos no Polidesportivo Simão Mendes - as duas equipas entraram no jogo muito ansiosas e com vontade de desatar o 1-1 trazido das duas primeiras partidas. A pouco minutos do primeiro período, houve uma paragem devido ao corte de energia. A partida foi reatada meia hora depois.
No fim dos três períodos, a Juventude vencia sempre por pequenas diferenças de pontos, para delírio dos seus adeptos. Já no quarto e último período, o Atlântico entrou de rompante e quis mudar o rumo dos acontecimentos.
A partida ficou resolvida nos últimos três minutos, quando os jogadores da Juventude cometeram algumas faltas técnicas. A partir daí, os comandados de Paulo Pina passaram à frente do marcador. Aproveitaram o seu colectivo para segurar as individualidades da Juventude. No final, o resultado foi de 67-63.
Recorde-se que a primeira fase do campeonato sénior masculino de Basquetebol do Fogo foi disputada no sistema de “todos contra todos”. Além das duas equipas com maior número de vitórias (Atlântico e Juventude), participaram no regional a Escola Secundária de Ponta Verde e o Clube Desportivo Atlético dos Mosteiros. A equipa mosteirense desistiu nas últimas jornadas por falta de dinheiro para pagar as deslocações até à cidade de São Filipe, onde se realizam os jogos.
Atlântico campeão na categoria júnior
Já na categoria júnior, o Atlântico Futebol Clube sagrou-se campeão regional ao derrotar a equipa do Spartak por 43-39 no terceiro jogo do play-off. A equipa do Atlântico mostrou-se soberana nesta final.
Na primeira partida o Spartak venceu por 57 - 39. Mas o Atlântico viria a empatar a eliminatória com uma vantagem de seis pontos (56-50). Na terceira partida o Atlântico bateu o Spartak por 43-39.