Africa Basquetebol

15 junho 2014

ANGOLA : Covilhã quer Taça de Clubes



Jaime Covilhã deseja conquistar o primeiro título da Taça dos Clubes Campeões Africanos da "bola ao cesto"
Fotografia: Jornal dos Desportos
Depois de ter conquistado três troféus na recém terminada época desportiva, com principal realce para o Campeonato Nacional de basquetebol em seniores feminino e a Taça de Angola, o técnico principal do 1º de Agosto, Jaime Covilha, tem agora  as baterias viradas para o torneio de apuramento para a  fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos.
Jaime Covilhã  que assumiu o comando técnica do 1º de Agosto no início da época 2014, para substituir no cargo, o actual seleccionador nacional, Aníbal Moreira, elogiou o empenho da direcção do clube militar, facto que contribuiu para a brilhante campanha da equipa rubro e negra.
Em entrevista ao Jornal dos Desportos, Jaime Covilhã, adjunto de Paulo Macedo na Selecção Nacional sénior masculino, não deixou de dar os parabéns  ao seu grupo de trabalho.
"Temos um grupo de jogadoras brilhante, uma direcção encabeçada pelo general Carlos Hendrick e muito bem auxiliado quer pelo vice-presidente José Moniz, quer pelo director Sílvio Lemos, estrutura  que nos proporcionou as melhores condições de trabalho, que certamente contribuiu pela exceente campanha que tivemos durante a temporada, que culminou  com a conquista do Campeonato Provincial, Campeonato Nacional e a Taça de Angola", asseverou Jaime Covilhã, técnico que conduziu a Selecção Nacional sénior masculino a conquistar a medalha de prata no Campeonato Africano das Nações de 2011 (Afrobasket), prova disputada em Antananarivo, capital do Madagáscar.
Jaime Covilhã assegurou por outro lado, que o sucesso da sua equipa,resulta do trabalho de todos aqueles que diariamente trabalham em prol do clube, isto é, desde o empregado de limpeza até ao topo.
Apesar da direcção do clube não ter exigido títulos no seu ano de estreia como treinador principal da equipa rubro e negra, a determinação das atletas quer nos treinos como  nos jogos, levou o técnico Jaime Covilhã a pensar em conquistas."Nós quando assumimos a equipa nunca prometemos conquistas. O que nós prometemos  foi trabalho e mais trabalhos e quando sentimos que as jogadoras estavam totalmente empenhadas tinhamos a consciência que o sucesso já estava atingido", revelou Jaime Covilhã.
Covilhã tem consciência, que fruto das conquistas alcançadas na recém terminada época desportiva, as obrigações para a próxima temporada aumentaram, por isso, vai preparar a  colectividade no sentido de elevar cada vez mais os niveis de produtividade.
"Não tenho dúvidas que em face da excelente época que tivemos a nossa responsabilidade para a próxima temporada vai aumentar. Vamos preparar um grupo que seja capaz e elevar ainda mais a qualidade do nosso jogo", disse.Questionado sobre a Taça dos Clubes Campeões Africanos, Jaime Covilhã afirmou que tudo vão fazer para conseguirem o apuramento à fase final da aludida competição.
"Vamos procurar trabalhar da melhor forma possível para que por  altura das eliminatórias da Taça dos Clubes Campeões Africanos a equipa esteja em condições de satisfazer as exigências desta competição, porque só se passarmos nas eliminatórias, é que poderamos pensar na fase final. É evidente que vai ser uma competição muito mais exigente porque podemos ter nesta prova as melhores equipas do continente africano".Ao finalizar, Jaime Covilhã afirmou que vai manter o grupo, colocando de parte a possibilidade da equipa se reforçar para a próxima época desportiva.

TORNEIO
Equipas procuram liderança na prova

As formações da Universidade Lusíada e a Faculdade de Ciências focalizam esta tarde, a partir das 18h00 no campo do São Domingos, as atenções da quinta jornada do Campeonato Universitário de basquetebol sénior masculino de Luanda. As duas agremiações partilham a liderança da série A, ambas com oito pontos.

A formação da Universidade Lusíada, campeã em título, apresenta-se como principal favorita à conquista dos dois pontos.A Faculdade de Ciências está igualmente empenhada em travar a marcha triunfal da Universidade Lusíada. O equilíbrio vai seguramente marcar o desafio, a julgar pela qualidade dos jogadores dos dois plantéis.A jornada número cinco abre com a Universidade Independente a defrontar a Universidade Católica, a partir das 15h00, no campo de São Domingos, ao passo que a Universidade Metodista vai medir forças com a Faculdade de Direito, a partir das 18h30, no mesmo recinto.
Ontem, para a conclusão da quarta jornada, o PIAGET perdeu diante do ISCED, por 36-39, partida disputada no campo de São Domingos.
Já na série B, a Faculdade de Ciências Sociais está na liderança, com oito pontos, contra sete da Universidade Privada de Angola (UPRA), no segundo posto.Lusíada, Unia, Faculdade de Ciências, Motodista, Católica e Faculdade de Direito figuram no Grupo A, ao passo que a Universidade de Belas, Isced, UPRA, Piaget, Faculdade de Ciências Sociais e Faculdade de Medicina fazem parte do Grupo A.O torneio está a ser disputado no sistema de todos contra todos a uma volta, passando  à fase seguinte as três primeiras de cada Grupo.
M.C

HOJE

Selecção Nacional em dia de repouso

A Selecção Nacional sénior masculino de basquetebol que projecta a sua participação no Torneio Internacional de Alexandria, prova a decorrer de 18 a 27 do mês em curso, regista hoje o primeiro e único dia de folga, antes da sua partida para o palco da competição.
Ontem, no segundo dia de preparação, o combinado nacional liderado pelo técnico, Paulo Macedo, efectuou um teste frente aos juniores masculino do 1º de Agosto, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, desafio onde o seleccionador nacional aproveitou para tirar algumas ilações.Com as ausências devidamente justificadas de Eduardo Mingas, Carlos Morai e Olímpio Cipriano, Paulo Macedo chamou Adilson Ramos, Johne Pedro para além de Pedro Bastos, atletas que ja se juntaram ao grupo de trabalhos.Mingas, por motivos académicos falha o Torneio Internacional, ao passo que Carlos Morais e Olímpio Cipriano a reabilitarem das  respectivos mazelas. Armando Costa foi dispensado para resolver problemas pessoais.O seleccionador nacional elogiou a entrega dos convocados nas duas primeiras sessões de treino, tendo assegurado que o plano de preparação vai ser rigorosamente cumprido até ao dia do embarque para o Egipto.
"Estamos satisfeito por aquilo que vimos ontem, porque a maior parte dos atletas cumpriram com aquilo que nós pedimos, por isso, vamos trabalhar para melhorarmos nestes três treinos que vamos efectuar antes da viagem para o Egipto, fundamentalmente, no capítulo defensivo".
Questionado sobre a condição física dos eleitos para a campanha Alexandria, Paulo Macedo afirmou que alguns atletas têm estado a fazer já algum trabalho, daí que, não tem puxado muito na componente física.
"Nota-se que alguns atletas têm estado a fazer algum trabalho, por isso, é que não temos puxado muito.
Vamos esperar que não surjam problemas de última  hora. Segunda-feira, vamos procurar trabalhar mais a vertente física", assegurou Paulo Macedo.
M.