Africa Basquetebol

27 fevereiro 2014

ANGOLA : Kilamba impressiona FIBA-África

Multiusos do Kilamba pode voltar a acolher em 2015 uma competição africana depois de ter albergado o mundial de hóquei
Fotografia: Kindala Manuel
Os membros daFIBA-África mostraram-se ontem impressionados com o Multiusos do Kilamba, recinto que pode acolher em 2015 a fase final dos Campeonatos Africanos das Nações de basquetebol em seniores (Afrobasket), nas duas classes, provas selectivas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Sem a presença do seu secretário-geral  Alphonse Billé, que mais uma vez não escalou Luanda, a comitiva da FIBA-África, à última  hora  dirigida por Julian Farran, membro da comissão técnica de competições, começou por visitar as instalações do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), seguindo-se o Pavilhão 28 de Fevereiro e o Complexo da Cidadela Desportiva.

O ponto alto da visita de inspecção da delegação, que deixa hoje Luanda, foi a vistoria que fizeram ao Multiusos do Kilamba, pavilhão construído em 2013 no âmbito da 41.ª edição do Campeonato do Mundo de hóquei em patins. Com uma capacidade para 11.454 espectadores, a infra-estrutura foi considerada “supermoderna e apta para acolher eventos internacionais” pela delegação da FIBA-África. O Hotel de Convenções de Talatona também foi visitado  pelos responsáveis da FIBA-África que acreditam no êxito das provas, se forem realizadas em Angola, face à experiência que o país já conseguiu nos últimos tempo a nível do basquetebol e nas outras modalidades.

Ontem a delegação da FIBA-África reuniu-se com a direcção da Federação Angolana de Basquetebol, encabeçada por Paulo Alexandre Madeir     a, encontro que serviu para os visitantes explicarem detalhadamente a visita que fizeram ao país. Tony Sofrimento, director de Marketing e Relações Internacionais da Federação Angolana de Basquetebol, lamentou a ausência do secretário-geral da FIBA-África,  Alphonse Billé, tendo assegurado que o executivo do organismo africano vai visitar o país no dia 8 de Março próximo.
"O secretário-geral da FIBA-África acabou por não vir ao nosso país, por razões de calendário. Em face da realização a 15 de Março próximo, na Turquia, do congresso da FIBA-Mundo, Alphonse  Billé tem estado muito atarefado mas garantiu-nos que estar  aqui a 8 de Março próximo.”
Tony Sofrimento disse que os membros da FiBA-África mostraram-se satisfeitos com as condições encontradas no país, daí acreditar na aprovação da candidatura de Angola para acolher os Campeonatos Africanos das Nações da "bola ao cesto" de 2015. Angola vai oficializar a sua candidatura a 15 de Março próximo, em Istambul, Turquia, cidade que acolhe no dia seguinte o sorteio do campeonato do mundo de basquetebol em seniores femininos.

BAI Basket
Petrolíferos encurtam distância dos líderes 

A formação do Atlético Petróleos de Luanda prossegue com a sua grande recuperação na tabela classificativa da 36.ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, BAI Basket, e encurtou agora para quatro pontos a distância que o separa dos lideres da prova. Depois de ter vergado a equipa do Progresso Associação do Sambizanga, por 94-62, na última terça-feira, os pupilos de Lazare Adingono passaram a somar 27 pontos, na terceira posição, contra 31 pontos do Recreativo do Libolo e do 1º de Agosto.

Quando estão disputadas 15 partidas na fase regular do BAI Basket, que caminha para o final, os petrolíferos da capital  conseguiram 12 vitórias, tendo averbado duas derrotas e uma falta de comparência. A equipa tricolor continua à procura de  um atleta para ocupar a vaga de Orien Green, que este ano não joga devido a castigo imposta pela FIBA-Mundo, A equipa do Eixo-viário pode  alcançar os 31 pontos no fim da fase regular da 36.ª edição do Campeonato Nacional, já que vai ter pela frente a formação do Sporting de Benguela.

Amanhã e sábado, os petrolíferos da capital medem forças na província de Benguela, frente ao Sporting local, um adversário à partida inferior.
Quando amanhã forem 18 horas, o destaque vai  para o confronto entre o 1º de Agosto e o Recreativo do Libolo, equipas que partilham a liderança do BAI Basket,  com 31 pontos, no Pavilhão Victorino Cunha, Já o Atlético Sport Aviação (ASA), ausente no grupo que vai lutar pelo título nacional, dado que ocupa a oitava posição com 20 pontos, vai medir forças com o Grupo Desportivo Interclube, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, a partir das 18h30.
M.C