Africa Basquetebol

09 outubro 2013

ANGOLA : Nova Época

Federação reúne amanhã com clubes
Os corpos gerentes da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) reúnem-se amanhã, a partir das 16 horas, na sua sede social, localizada no Complexo da Cidadela Desportiva com clubes e associados para abordar os aspectos técnicos em torno da XXXVI edição do Campeonato Nacional Sénior masculino (Bai Basket), cujo início está marcado para o dia 15 de Novembro próximo.
Na ausência de Tony Sofrimento, responsável pela área técnica da Federação Angolana de Basquetebol que se encontra em missão de serviço no Reino de Marrocos, a reunião técnica vai ser dirigida pelo presidente da instituição, Paulo Madeira.
O zonal VI de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, que vai decorrer de 29 do corrente a dois de Novembro na República da Zâmbia, em que o país vai estar representado pelo Clube Desportivo 1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda e Clube Recreativo do Libolo, é um dos tópicos centrais do conclave, de acordo com uma nota enviada ao Jornal dos Desportos.
A nota refere ainda temas como a realização da primeira edição do Campeonato Nacional da segunda divisão, a decorrer de 1 a 7 de Novembro na província da Huila, a XI Super Taça sénior masculina, que a província do Namibe vai acolher a 10 de Novembro, entre o 1º de Agosto e o Atlético Petróleos de Luanda.
O documento sublinha que a data para o início do Bai Basket pode ser alterada para 22 de Novembro, em função das circunstâncias, uma vez que a Taça dos Clubes Campeões Africanos, a ser disputada em Marrocos, pode decorrer na segunda semana de Dezembro.
O funcionário sénior da FAB, José Kisola, garantiu, em declarações ao Jornal dos Desportos, que “as condições estão criadas para que a reunião seja realizada na hora indicada, tendo em atenção o facto de que todos intervenientes receberam as respectivas convocatórias com a devida antecedência”.

FEMININO
A XXVIII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior feminino decorre de 4 a 14 de Janeiro próximo, cujo local vai ser designado na reunião técnica que a direcção da FAB vai realizar no dia 2 de Janeiro, de acordo com uma nota da FAB.
A referida nota informa que a XXVIII Taça de Angola, entre o 1º de Agosto e o Interclube, decorre de 10 a 21 de Dezembro, em local a ser definido, a XVII da Supertaça a ser disputada no dia 8 de Novembro, na província do Namibe, ao passo que o apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões acontece de 29 do corrente a 2 de Outubro, na Zâmbia.
Helder Jeremias