Africa Basquetebol

26 maio 2013

ANGOLA : Reggie Moore festeja título


Fotografia: Jornal de Angola
Em Angola desde 2008, ano em que ingressou no Recreativo do Libolo, o extremo poste norte-americano Reggie Moore festejou, ao serviço da formação militar do Rio Seco, o primeiro título de campeão nacional de basquetebol, três anos depois de se ter mudado para o clube rubro-negro.
Além do jogador de 1,93m de altura, cujo processo de naturalização está em curso para que possa representar a Selecção Nacional no Campeonato das Nações, Afrobaskt 2013, a decorrer de 20 a 31 de Agosto, Abidjan, Costa do Marfim, na condição de estreantes estão Edimir Lucas, Islândio Manuel, Hermenegildo Santos, Agostinho Coelho e Francisco Machado.
Apesar de se ter sagrado campeão no Petro de Luanda, o extremo-base norte-americano Cedric Isom não podia ter estreia melhor no clube do Rio Seco. Sem ter chegado a acordo para renovação de contrato com os petrolíferos, o jogador de 27 anos assinou pelo 1º de Agosto, formação com a qual venceu ainda este ano a Taça dos Clubes Campeões Africanos, Supertaça Wlademiro Romero e troféu Victorino Cunha.
Francisco Machado, extremo-poste saído do Interclube para o Clube Central das Forças Armadas Angolanas, comemorou também pela primeira vez a conquista do troféu. O atleta angolano, que jogava em Portugal e representa os rubro-negros desde o início da época, também não podia ter arranque melhor nos agostinos.
Edimir Lucas, outro estreante nas hostes militares, chegado de Londres, onde jogava, é outra das apostas estreadas com o título.
O extremo Agostinho Coelho, ex-Petro de Luanda, junta-se aos seis estreantes ao restrito lote de campeões nacionais.
Islândio Manuel e Hermenegildo Santos, jogadores oriundos das escolas de formação do 1º de Agosto, ergueram no escalão sénior a primeira taça a jogarem com regularidade.
Embora já disputassem alguns jogos na equipa principal, os dois atletas não tinham influência directa nas partidas da “Final Four”.
Repetentes na conquista de campeonatos nacionais estão os veteranos e experientes Carlos Almeida e Joaquim Gomes “Kikas”, a que se juntam os não menos calejados Armando Costa, Felizardo Ambrósio, Filipe Abraão, Hélder Ortet “King” e Adilson Baza.