Africa Basquetebol

27 março 2013

ANGOLA : Federação de Basquetebol forma técnicos da modalidade


Adesão de candidatos agrada a responsáveis da área técnica
Fotografia: Jornal dos Desportos
O prazo das inscrições dos candidatos aos cursos de treinadores, árbitros, oficiais de mesa, estatísticos e comissários, que tiveram início dia 17 na sede da Federação Angolana de Basquetebol, localizada no complexo da Cidadela Desportiva, termina hoje, às 17h00.

A formação de treinadores de nível 1, a decorrer de 1 a 14 de Abril próximo, é dirigida a treinadores e professores de educação física com sólidos conhecimentos sobre a pedagogia desportiva.
Porém, estão habilitadas pessoas que tenham concluído o curso de monitores em basquetebol ou que trabalhem em diversas agremiações desportivas.
Com 35 vagas para cada um dos cursos, os candidatos devem ter como habilitações literárias mínimas a 9ª classe e não terem qualquer antecedente criminal. A primeira fase da formação, com duração de duas semanas, é teórica e prática em regime intensivo nos períodos da manhã e da tarde.
A outra fase tem a duração de três meses de trabalho prático e independente em clubes, associações ou instituições académicas de ensino primário ou secundário. De acordo com José Kisola, funcionário sénior da área técnica do órgão reitor da modalidade, o número de candidatos inscritos até ontem era animador, pelo que acredita que até hoje venham a conhecer um significativo incremento, em função de alguns contactos de pessoas interessadas, mas que ainda não tinham reunido a documentação.
O responsável frisou que a formação enquadra-se na estratégia da actual direcção da FAB, liderada por Paulo Madeira, com vista a melhorar os serviços da arbitragem do basquetebol nacional, na senda do resgate da hegemonia que Angola perdeu para a Tunísia no Africano de Antananarivo.
“Vemos, com agrado, a adesão de pessoas que vão receber esta formação, porque vamos poder contar com pessoal qualificado nos vários domínios de grande importância para o basquetebol. O prazo está marcado para as 17h00 de amanhã (hoje) e tudo indica que o processo vai decorrer sem sobressaltos”, disse o técnico da federação.