Africa Basquetebol

23 fevereiro 2013

AFROBASKET 2013 - Moçambique a uma vitória de Abidjan



MOÇAMBIQUE decide hoje, a partir das 18.00 horas, no pavilhão do Desportivo, se marcará presença no Afrobasket, que terá lugar em Abidjan, quando defrontar, na final, a Zâmbia, nas eliminatórias da Zona VI.
A equipa moçambicana carimbou ontem o apuramento para a final depois de ter vencido, nas meias-finais, o Botswana, por 86-44. Ao contrário do que se esperava, a selecção moçambicana teve que suar para levar de vencida os tswanas, que se apresentaram completamente diferentes do que haviam mostrado na fase de grupos, tendo inclusive sido copiosamente derrotados, por 105-19. Perante este registo, vaticinava-se uma partida fácil para o combinado nacional, mas não foi o que aconteceu. A turma do Botswana surgiu mais aguerrida, mais organizada e sobretudo a criar jogadas para pontuar e a concretizar, algo que não tinha se visto até então por parte deste “team”. De certa maneira esta mudança de atitude dos forasteiros surpreendeu os comandados de Milagre Macome que tiveram que puxar dos galões para carimbar o passaporte para a final.
Só para se ter uma ideia da reestruturação da equipa tswana no primeiro período já tinha concretizado 14 pontos, menos cinco do que tinha feito em todo jogo contra Moçambique, na fase de grupos, e perdia por apenas seis (20-14).
No segundo período notou-se já a maior mobilidade do colectivo nacional, fruto desse esforço, saíram ao intervalo a vencer, por 43-26, uma margem de 17 pontos, que dava algum conforto para as etapas subsequentes, embora os tswanas dessem mostras que iriam baixar os braços.
No entanto, a capacidade técnica dos jogadores moçambicanos, casos de Augusto Matos e Fernando Manjate, Ermelindo Novela, David Canivete, veio ao de cima, e os desequilíbrios começaram a ser evidentes. A vantagem de 31 pontos (66-35), no final do terceiro período, espelha a subida de forma dos comandados de Milagre e a quebra do adversário, que à entrada dos últimos dez minutos, já não acreditava numa possível recuperação. Aliás, o quarto período veio apenas confirmar o triunfo da Selecção Nacional, por 86-42.
O jogo terminou com o público rendido a um afundanço de David Canivete.
O melhor marcador do jogo foi Augusto Matos com 16 pontos.
FICHA TÉCNICA
ÁRBITRO: Joyce Muchenu (Zimbabwe) e Walelige Fikadu (Etiópia)
CINCOS INICIAIS
MOÇAMBIQUE: Custódio Muchate, David Canivete, Amarildo Matos, Octávio Magoliço e Augusto Matos
BOTSWANA: Robert Mosalakatane, Duma Setlhare, Ratanag Tsayang, Mothusi Thipe e Ketlewaelo Rahube