Africa Basquetebol

19 janeiro 2013

ANGOLA : Libolo quebra invencibilidade do Inter no Campeonato Nacional


Apesar da derrota polícias continuam na liderança do BAI Basket
Fotografia: Jornal dos Desportos
A equipa sénior masculina de basquetebol do Recreativo do Libolo quebrou ontem, no Pavilhão do Dream Space, em Viana, o ciclo de vitórias do Interclube, ao derrotá-lo por 91-78, em desafio referente à primeira jornada da segunda volta da XXXV edição do Campeonato Nacional da "bola ao cesto", BAI Basket. O desafio, que centralizou as atenções da jornada número um da segunda volta da fase regular do BAI Basket, começou à feição para a equipa caseira, no caso, o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, que se mostrou superior, fundamentalmente, nos dois primeiros períodos.

Sem o extremo base Olímpio Cipriano, por lesão, a formação da vila de Calulo liderou as operações durante o primeiro quarto, tendo vencido por 29-22. O segundo período foi inteiramente dominado pelo Libolo, fruto do maior rigor defensivo e, sobretudo, da maior eficácia ofensiva, onde se destacava o norte-americano Tommie Eddie, ele que foi o cestinha do desafio, com 24 pontos. Neste período, os libolenses venceram por um parcial de 27-15, o que perfez 56-37, ao cabo dos primeiros 24 minutos (a favor dos libolenses). Após o intervalo, a formação adstrita à Polícia Nacional galvanizou-se, tendo feito uma recuperação estrondosa, ao conseguir um parcial de 32-10, que lhe valeu a liderança no marcador ao fim do terceiro período (66-69).
No derradeiro quarto, os polícias ressentiram-se do esforço feito no terceiro período e sucumbiam ante o campeão nacional em título, por 91-78. O jovem angolano Mutu Fonseca também esteve em grande no Libolo, ao colaborar com 12 pontos para além de 16 ressaltos (11/5). Francisco Horácio, Eduardo Mingas e Rodrick Neal, com 19, 16 e 15 pontos, respectivamente, destacaram-se no Interclube. Mingas foi ainda o rei dos ressaltos, com 17 (11/6). Noutras partidas, o Vila Clotilde bateu o Progresso do Sambizanga por 99-77 e o ASA venceu o Lusíada por 73-70.Apesar da derrota, o Interclube continua a liderar o BAI Basket, agora com 19 pontos, seguido do 1º de Agosto e Petro de Luanda, ambos com 19. O Libolo continua no quarto posto, agora com 18 pontos. Hoje, a prova prossegue com a disputa da segunda jornada que compreende o seguinte cartaz: 1º de Agosto-ASA, Petro-Lusíada, Libolo-Cduan, Vila-Amigos de Viana e Progresso-Interclube.

CONQUISTA DO NACIONAL
Aníbal destaca determinação das atletas

Aníbal Moreira, técnico principal do 1º de Agosto, destacou a determinação das suas atletas que resultou na conquista do título do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores femininos, ao bater nos dois encontros da final o Interclube, por 64-52 e 57-52. “Independentemente da excelente época que tivemos, penso que as minhas atletas apareceram mais determinadas nos play-off do Campeonato Nacional, daí que, fomos capazes de vergar o Interclube, que em termos de valores individuais está melhor servido que nós”, reconheceu o ex-internacional angolano, hoje técnico principal da equipa feminina do 1º de Agosto.

Depois da conquista do Campeonato Nacional, Aníbal Moreira tenciona fazer a “dobradinha” da época 2012/2013, conquistando a Taça de Angola. “O 1º de Agosto quando entra para qualquer competição fá-lo para vencer. É com este pensamento que vamos para a Taça de Angola, porque queremos fazer a dobradinha neste época desportiva", anunciou Aníbal Moreira. O técnico militar agradeceu por outro lado, a direcção do clube, liderado por Carlos Hendrick, em virtude deste ter colocado todas as condições para a equipa. Entretanto, Fineza Eusébio, Domitila Ventura, Nacissela Mauricio, todas angolanas e a moçambicana, Deolinda Gimo, foram as atletas que mais se destacaram durante o Campeonato Nacional, sem desprimor pelas demais integrantes do grupo.
MC

TAÇA DE ANGOLA
Interclube busca salvação

Depois de ter perdido o Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos a favor do 1º de Agosto, a formação do Interclube vai tentar salvar a época desportiva 2012/2013 conquistando a segunda maior competição a nível das senhoras, no caso, a Taça de Angola. As polícias foram destronadas do título nacional na quinta-feira, em pleno Pavilhão 28 de Fevereiro, ao perderem na segunda partida da final dos play-off, a melhor de duas partidas, frente a equipa militar, por 52-57, depois de terem consentido derrota no primeiro encontro, por 52-64. A equipa adstrita à Polícia Nacional que por três anos consecutivos dominou o Campeonato Nacional da “bola ao cesto” viu o seu ciclo de conquista de troféus ser interrompido pelo Clube Central das Forcas Armadas Angolanas.
Fernando Sapalo, adjunto de Apolinário Paquete no comando técnico do Interclube, afirmou à comunicação social, após o desaire na final do “Nacional”, que as baterias estão agora viradas para a Taça de Angola. “Infelizmente, não conseguimos revalidar o título de campeão nacional, porque o 1º Agosto soube explorar melhor os nossos erros. Agora temos de nos preparar para conquistarmos a Taça de Angola, para salvarmos a época desportiva”, asseverou o técnico-adjunto da actual vice-campeã africana de clubes.
MC