Africa Basquetebol

18 janeiro 2013

MOÇAMBIQUE : Arrancam em Chimoio “nacionais” de juniores

ARRANCAM amanhã na cidade de Chimoio, Manica, os Campeonatos Nacionais de Basquetebol na categoria de juniores em ambos os sexos. As provas irão envolver 22 equipas, sendo que 14 são masculinas e oito femininas.

Estes nacionais envolvem equipas de todas as províncias do país, à excepção de Niassa, Cabo Delgado, Gaza e Inhambane, que não inscreveram quaisquer representantes. Assim, os 14 contendores em masculinos representam Manica, Tete, Maputo-cidade e província, Sofala, Zambézia e Nampula, enquanto em femininos estarão equipas da cidade de Maputo, Sofala, Tete, Zambézia e da anfitriã Manica. Os jogos terão lugar no pavilhão multiuso da Liga Muçulmana de Chimoio. Esta tarde realiza-se a reunião técnica, na qual dentre vários assuntos a serem abordados, o destaque vai para o sorteio e as regras das provas.
Segundo o secretário-geral da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), Renato Bambo, quer em masculinos, quer em femininos, as competições serão disputadas em duas fases. Na primeira, as equipas irão jogar no sistema clássico de todos contra todos num única volta. Em masculinos teremos duas séries de sete equipas cada, de que serão apurados para os quartos de final os quatro primeiros classificados.
Em femininos haverá dois grupos, composto por quatro equipas cada, passando para as meias-finais os dois primeiros lugares de cada série.
Os “nacionais” de Chimoio arrastar-se-ão até dia 27.
FERROVIÁRIO E MAXAQUENE AUSENTES
Entretanto, segundo a FMB, os colossos Ferroviário de Maputo e Maxaquene, fortes candidatos à conquista do título, serão os grandes ausentes desta prova. Para colmatar ausência destes dois emblemas, foram à última hora repescados A Politécnica e Bela Rosa, em femininos, sendo que em masculinos ainda não são conhecidos os substitutos.
Os dois clubes desistiram por razões financeiras.